Programa Avançado de Comunicação Pública da Aberje forma quarta turma com lançamento de livro elaborado pelos alunos
Pelo quarto ano, mais uma turma do Programa Avançado de Comunicação Pública, realizado pela Escola Aberje de Comunicação em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), foi formada. O encerramento formal do curso se deu neste sábado (dia 28) com o lançamento do e-book “Comunicação Pública: Casos Excelentes 2023”, elaborado pelos próprios alunos e editado pela ABCPública em parceria com a Editora Aberje.
O curso online de longa duração (60 horas-aula) teve início em maio. Ao todo, participaram 40 comunicadores de instituições públicas de todo o país. “Em geral são gestores de comunicação de órgãos públicos e ONGs, que desempenham funções de coordenação de equipe. Como sempre, tivemos uma turma bem preparada e disposta a evoluir. Os seminários apresentados foram de altíssimo nível”, ressalta o curador do programa, Jorge Duarte, diretor acadêmico na ABCPública.
O corpo docente do programa é formado por professores com larga experiência e conhecimento aplicado na comunicação pública, e possuem uma formação acadêmica muito consistente na disciplina ministrada. “Eles falam sobre coisas que vivem no dia a dia, assim como os alunos, e isso é muito rico tanto para os professores quanto para os alunos. O aluno que teve aula no sábado já pode aplicar o conhecimento que recebeu na segunda-feira em seu trabalho”, comenta.
Assim como nas duas edições anteriores, este ano os alunos também produziram um e-book coletivamente, a partir de estudos de casos de sucesso do serviço público, como atividades, programas, ações etc. “É como um legado da turma, eles aprendem com o caso e compartilham o que aprenderam. A versão digital fica disponível para quem quiser conhecer essas experiências que os alunos consideraram como bem-sucedidas”, explica Duarte, acrescentando que os alunos também optaram por uma versão impressa do material para distribuição.
“A parceria Aberje e ABCPública é muito produtiva, gera conhecimento e aprimoramento das instituições nas práticas de comunicação voltadas, nesse caso, para o exercício da cidadania, para uma comunicação melhor com o cidadão”, destaca Duarte.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Empresas se organizam para apoiar vítimas das chuvas no RS
- Comitê de Cultura de Dados e Mensuração na Comunicação realiza segunda reunião, focada em Impacto nos Negócios
- Desafios de comunicar sobre agenda climática pautam segunda reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG
- Aberje Trends Warm Up Rio de Janeiro debate tendências da comunicação e ESG
- Edição especial da newsletter Fake Alert rebate notícias falsas sobre enchentes no RS
ARTIGOS E COLUNAS
Adriana Toledo Decifrando o Consumidor: Como o Neuromarketing Impulsiona a Construção da Marca e a Gestão da ReputaçãoElizeo Karkoski A Comunicação Interna não existe maisFabiana Dias Propósito, mudanças climáticas e inovação nas organizaçõesCarlos Parente Botox nas ideiasLeila Gasparindo A nova era da Comunicação Integrada