Programa Avançado de Comunicação Pública da Aberje forma quarta turma com lançamento de livro elaborado pelos alunos
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/145881/Jorge-Duarte-470x300.jpg)
Pelo quarto ano, mais uma turma do Programa Avançado de Comunicação Pública, realizado pela Escola Aberje de Comunicação em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), foi formada. O encerramento formal do curso se deu neste sábado (dia 28) com o lançamento do e-book “Comunicação Pública: Casos Excelentes 2023”, elaborado pelos próprios alunos e editado pela ABCPública em parceria com a Editora Aberje.
O curso online de longa duração (60 horas-aula) teve início em maio. Ao todo, participaram 40 comunicadores de instituições públicas de todo o país. “Em geral são gestores de comunicação de órgãos públicos e ONGs, que desempenham funções de coordenação de equipe. Como sempre, tivemos uma turma bem preparada e disposta a evoluir. Os seminários apresentados foram de altíssimo nível”, ressalta o curador do programa, Jorge Duarte, diretor acadêmico na ABCPública.
O corpo docente do programa é formado por professores com larga experiência e conhecimento aplicado na comunicação pública, e possuem uma formação acadêmica muito consistente na disciplina ministrada. “Eles falam sobre coisas que vivem no dia a dia, assim como os alunos, e isso é muito rico tanto para os professores quanto para os alunos. O aluno que teve aula no sábado já pode aplicar o conhecimento que recebeu na segunda-feira em seu trabalho”, comenta.
Assim como nas duas edições anteriores, este ano os alunos também produziram um e-book coletivamente, a partir de estudos de casos de sucesso do serviço público, como atividades, programas, ações etc. “É como um legado da turma, eles aprendem com o caso e compartilham o que aprenderam. A versão digital fica disponível para quem quiser conhecer essas experiências que os alunos consideraram como bem-sucedidas”, explica Duarte, acrescentando que os alunos também optaram por uma versão impressa do material para distribuição.
“A parceria Aberje e ABCPública é muito produtiva, gera conhecimento e aprimoramento das instituições nas práticas de comunicação voltadas, nesse caso, para o exercício da cidadania, para uma comunicação melhor com o cidadão”, destaca Duarte.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires