Progic lança estudo de caso com a Neon Pagamentos sobre cultura de transparência
30 de abril de 2019
  • English

Fala-se muito em empoderamento dos colaboradores, em autonomia, em delegação, em orientação a resultados e em gestão participativa. São ações que visam fazer as pessoas perceberem as relações causais que existem entre seus trabalhos e os resultados do negócio, aumentando também o sentimento de responsabilização dos funcionários, com vários efeitos positivos derivados disso.

E uma metodologia alinhada a todos esses objetivos é a chamada gestão à vista, prática de colocar à disposição de todos informações relevantes da empresa, dados de performance, indicadores do departamento, códigos de conduta da organização ou qualquer outra informação que irá auxiliar na gestão dos colaboradores.

Essa cultura de transparência tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações modernas e um caso de sucesso que está colhendo bons frutos é a Neon Pagamentos. A Neon Pagamentos é uma fintech, empresa de tecnologia do setor financeiro, que oferece contas digitais, investimentos em CDB, cartão de crédito sem anuidade, entre outros.

Com ambientes multiuso, espaçosos e descontraídos, a Neon tenta tornar o ambiente de trabalho o mais transparente possível, estimulando a integração entre os colaboradores e quebrando as barreiras de comunicação. “Nosso ambiente de trabalho aqui é extremamente colaborativo e descontraído. Nós temos liberdade para expor nossas opiniões, sugestões e trocar insights sobre o que vem acontecendo com o produto e com o negócio.”, explica Bianca Burlim, Analista de RH da Neon Pagamentos.

Essa comunicação aberta e transparente, que estimula a troca de conhecimento e a colaboratividade, é um dos pilares para a empresa alcançar o engajamento dos colaboradores. E como principal ferramenta para colocar em prática essa cultura de transparência, a Neon utiliza a TV Corporativa, canal de comunicação interna que consiste em telas expostas continuamente aos colaboradores e com uma programação própria da empresa.

No total, a Neon instalou 16 telas espalhadas pela empresa, cada uma localizada em uma ‘ilha’ de trabalho. Segundo Lara Mengatti, Analista de Relações Públicas da Neon, a maioria da programação da TV Corporativa é composta por gráficos com informações sobre o negócio. Além disso, o canal também conta com conteúdos institucionais, materiais de marketing externo e campanhas de reconhecimento e valorização dos colaboradores. “A TV corporativa é uma ferramenta que todo mundo têm acesso, todo mundo consegue visualizar facilmente. Quando você passa em cada mesa, em cada canto aqui da Neon, você consegue ver quais são as metas de cada um e consegue acompanhar o andamento de todo mundo”, comenta Lara.

Confira o caso de sucesso completo da Neon Pagamentos em entrevista feita por Higor Lima, Produtor Multimídia da Progic, empresa associada da Aberje:

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.