PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
30 de setembro de 2024

Profissionais de Comunicação Interna e Cultura Organizacional refletem sobre a comunicação em tempos de mudança

Além da estreia na capital paranaense, a 1ª edição do Diálogos Supera PR teve transmissão on-line
Rodrigo Cogo
 
  • COMPARTILHAR:

O mundo está em constante transformação e novas práticas emergem a cada dia. Diante desse cenário, como as empresas reagem? Como garantir a adesão e a participação ativa dos colaboradores nas mudanças? Estas foram algumas das discussões feitas por especialistas do mercado durante a 1ª edição do Diálogos Supera PR. O evento gratuito reuniu uma plateia de 80 profissionais de comunicação e cultura organizacional na última terça-feira, 24 de setembro, na PUCPR – Câmpus Curitiba, em Curitiba/PR. Além disso, durante a transmissão de estreia, tivemos mais de 220 visualizações, com grande participação do público nas perguntas aos palestrantes.

O dia começou com o painel “A Comunicação Interna como apoio às transformações organizacionais”, em que especialistas trouxeram insights sobre como apoiar e sustentar essas modificações atuando como um profissional de gestão de mudança.

“O principal desafio é ter disponibilidade, é sair do caos do dia a dia e organizar a agenda para estarmos próximos das lideranças, entendendo e nos aprofundando nos contextos, além de refletir sobre quem são os entusiastas e os céticos. E o porquê o são! Só assim conseguiremos entregar estratégias de comunicação que atendam ao negócio de forma assertiva”, informa Fernanda Porcino, Especialista em Comunicação do CoE | Centro de Excelência Votorantim e convidada do painel.

Também estiveram presentes no debate a Camila Maistrovicz, Internal Communication Senior Manager do TikTok, e o José Luis Ovando, Sócio-diretor de Atendimento e Estratégia da Supera Comunicação, que mediou o painel.

COMUNICAÇÃO E ESG

O evento contou com o painel “Comunicação e ESG: como as empresas estão trabalhando a conexão com a operação”, mediado por Tamara Natale, Especialista e Consultora em Comunicação e ESG. Pedro Ferraz Paciornik, Diretor de Estratégia, Qualidade e Marketing para América do Sul da Valmet, e Ana Paula Hedler, Superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional Brasil, também participaram do painel, enfatizando a importância de uma comunicação clara, contínua e alinhada aos valores de ESG para os colaboradores compreenderem seu papel na sustentabilidade e responsabilidade social da empresa.

EVOLUÇÃO NA COMUNICAÇÃO INTERNA

No painel “Principais desafios e ajustes de rota para evoluir a CI nas empresas”, mediado por Thierry Pignataro, CEO da CI Consultoria, com participação de Camila Matta, Gerente de Comunicação Interna e Employer Branding para América Latina da Electrolux Group, e Fernanda Stocco, Gerente de Comunicação da Renault Brasil, os especialistas abordaram os desafios para garantir o engajamento e a produtividade dos colaboradores.

Para finalizar a manhã de conhecimentos, Anne Maezuka, Gerente de Comunicação Interna, e Dayane Farinacio, Especialista de Comunicação Interna, ambas do Grupo Marista, contaram Como conectar o EVP à Comunicação Interna do dia a dia e quais estratégias adotaram para integrá-lo de forma prática com um case de sucesso da empresa. “A CI reflete as verdades, então, o ponto de refletir a cultura e os valores está mais na construção do EVP do que na comunicação dele. Aí eu volto para encontrar as oportunidades que estão envolvidas no processo, estando atenta ao EVP sempre que vier pautas e oportunizar dando visibilidade adequada”, frisa Anne.

A edição teve o apoio do Grupo Marista e da Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede.

Para assistir o evento completo, é só acessar este link.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo é o curador do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede e responsável pela distribuição digital dos canais integrantes da plataforma. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Mestre em Ciências da Comunicação, com estudos voltados para a Memória Empresarial e Storytelling, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP). Atuou na Aberje por 14 anos, passando pelas áreas de Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo e tendo sido professor em cursos livres e in company e no MBA da entidade por 10 anos. É autor do livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação".

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
  • Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
  • Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade
  • Global Alliance lança carta de compromisso com princípios de uso responsável da IA na comunicação corporativa
  • Diretor-presidente da Aberje publica artigo n’O Globo sobre importância do terceiro setor

ARTIGOS E COLUNAS

  • Pablo AssoliniESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!
  • Carlos ParenteCuidado com a “comunicação reborn”!
  • Miriam MouraSXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia
  • Paulo NassarTerceiro setor é essencial
  • Leila GasparindoFora da empresa, dentro da estratégia: por que precisamos olhar para o humano por inteiro na Comunicação Interna

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade