Profissionais de CI são excelentes porta-vozes de ESG dentro – e fora – das organizações
Uma coisa é fato: a Comunicação Interna é um catalisador essencial para engajar o time operacional nos temas de ESG e promover uma transformação cultural dentro das organizações. Esta foi uma das discussões feitas por especialistas do mercado durante a 6ª edição do Diálogos Supera BA. O evento gratuito reuniu uma plateia lotada de 60 profissionais de comunicação e cultura organizacional na última terça-feira, 27 de agosto, no auditório da FIEB, em Salvador/BA.
Durante o painel “Comunicação e ESG: como as empresas estão trabalhando a conexão com a operação”, especialistas enfatizaram que uma comunicação interna clara, contínua e alinhada aos valores de ESG é fundamental para que os colaboradores compreendam seu papel na sustentabilidade e responsabilidade social da empresa.
“A Comunicação Interna desempenha um papel fundamental na integração dos temas de ESG com as operações da empresa. Para isso, é necessário conectar as metas de ESG diretamente às atividades diárias dos colaboradores, mostrando como essas práticas não apenas cumprem regulamentações, mas também impulsionam a sustentabilidade e a responsabilidade social da organização”, informa Fábio Góis, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da PetroReconcavo e mediador do painel.
Também estiveram presente no debate Cíntia Liberato, Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Bracell; Vanessa Pinto, Coordenadora de Comunicação da Veracel; e Camila Giuliani, responsável pela Comunicação da Fundação Norberto Odebrecht e ponto focal Novonor na Bahia.
Transformação organizacional
O evento também contou com o painel A Comunicação Interna como apoio às transformações organizacionais, mediado por Monica Mello, Gerente de Comunicação Institucional da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB.
“Políticas mudam, novas práticas têm lugar. Assegurar que as informações essenciais cheguem a todos os colaboradores em um processo de transformação organizacional demanda ativos importantes, como credibilidade, objetividade e agilidade. A comunicação interna precisa estar sempre em dia com esses ativos, para que as informações fluam com facilidade, contribuindo para a adesão e a participação ativa dos colaboradores às mudanças”, reflete.
Participaram do painel Carlos Torres, Coordenador de Comunicação Interna da BAMIN; e Laís Campos, Marketing e Comunicação Corporativa da BRASKEM.
Além disso, o Diálogos Supera BA contou com as palestras O papel de comunicação na promoção da Diversidade – Case Aeroporto de Salvador, por Daniela Franco, Gerente de Comunicação Brasil da VINCI Airports; e Líderes comunicadores e engajados, por Milena Fiori, Head de Estratégia para Clientes da Dialog.
A edição teve o apoio da FIEB, Aberje, Dialog e Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede.
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