PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
11 de novembro de 2025

Professores da Escola Aberje participam de e-book do Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise

Obra reúne pesquisadores e profissionais de seis países e aproxima a Comunicação do debate sobre risco e crise
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

O Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise (OBCC) lançou o e-book gratuito “Glossário de Crise: uma perspectiva comunicacional”, publicação que reúne conceitos, termos técnicos e expressões ligadas à gestão de risco e crise sob o ponto de vista da Comunicação. Entre os autores e organizadores estão professores da Escola Aberje de Comunicação, além de pesquisadores e profissionais ligados a organizações associadas à Aberje. O livro está disponível neste link.

O livro digital é resultado de uma construção coletiva de dezenas de especialistas e representa, segundo os organizadores, uma contribuição para a popularização da ciência e para o fortalecimento do pensamento comunicacional sobre o tema. A iniciativa é fruto de parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Idealizador da publicação, o professor Jones Machado (UFSM) afirma que o glossário “representa mais um esforço do OBCC para reunir profissionais de diversas áreas em torno de temas urgentes para a sociedade. Precisamos falar sobre risco e crise e, principalmente, do papel da comunicação neste cenário”.

Composto por 60 verbetes, o e-book aborda conceitos como matriz de risco, hora de ouro, percepção de risco, policrises e prontidão. A diversidade de áreas e contextos dos participantes, que incluem gestores, professores universitários, consultores, jornalistas, pesquisadores e relações-públicas, amplia a visão sobre o fenômeno das crises e suas interfaces com a Comunicação.

Entre os 47 colaboradores estão especialistas de seis países: Brasil, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Portugal. Entre eles, W. Timothy Coombs, pesquisador de referência mundial em comunicação de crise e conselheiro do Centre for Crisis and Risk Communications.

Para Ana Paula Sartor, vice-presidente de Engajamento Corporativo da Edelman Brasil (agência associada à Aberje) e autora de um dos verbetes, compreender o papel da Comunicação é indispensável para a gestão de crises. “O ‘Glossário de Crise’ é uma contribuição valiosa nesse sentido: reúne conhecimento, experiência e reflexão para apoiar profissionais e organizações na construção de processos mais estruturados, respostas mais assertivas e uma comunicação mais transparente”, afirma.

O prefácio é assinado pelo professor João José Forni, um dos principais consultores brasileiros em comunicação e gestão de crises e professor da Escola Aberje de Comunicação. Ele enfatiza a interdependência entre ação e comunicação em momentos críticos. “Não existe gestão de crises sem comunicação. Por isso, alguns conceitos conversam com os dois eixos num cenário de crise: a ação – o fato gerador da crise – e a comunicação. Porque toda crise grave quase sempre tem uma história para ser contada. E isso compete aos profissionais da comunicação”, escreve.

Forni destaca ainda que o modo como a organização conduz e comunica suas respostas é determinante para a manutenção da reputação e do core business: “Quando as duas variáveis – o fato gerador e a comunicação – são bem gerenciadas, o resultado é a resposta da organização sobre a crise. Essa resposta determina como a empresa enfrentou a crise e quanto afetou o seu core business e a sua reputação”.

Conheça os verbetes e seus autores

Ameaça – Ana Flávia de Bello (Cosafe Latam)

Assessoria de imprensa – Laura Maria Glüer (Senac/LaSalle)

Auditoria de mídia – Daiane Scheid (UFSM)

Auditoria de vulnerabilidades – João José Forni (Comunicação&Crise)

Código de ética – Andréia Silveira Athaydes (UFSM)

Comitê de integridade – Ágatha Camargo Paraventi (Cásper)

Comunicação de crise – Jones Machado (UFSM)

Comunicação de risco – Patrícia Milano Pérsigo (UFSM)

Comunicação de risco de desastres – Cora Catalina Quinteros (UTFPR)

Continuidade do negócio – Patrícia Brito Teixeira (TWPB Group)

Controvérsia pública – Andréia Silveira Athaydes (UFSM)

Crise – Jones Machado (UFSM)

Desastre – Eloisa Beling Loose (UFRGS)

Desinformação – Gustavo Buss (Fiocruz)

Emergência – Abner Willian Quintino de Freitas (Hopeful/UFRGS)

Evento crítico – Rosângela Florczak de Oliveira (PUCRS)

Gabinete de crise – João José Forni (Comunicação&Crise)

Gerenciamento de crise – Lana D’Ávila Campanella (UFSM)

Gestão de crise – Tânia Teixeira Pinto (Cásper)

Gestão de crises digitais – Carolina Frazon Terra (USP)

Gestão de riscos – Leonardo Siqueira Alves dos Passos (CBMRS)

Governança – Ana Paula Sartor (Edelman)

Hora de ouro – Andrea Oliveira (UMA)

Identidade – Sergio Andreucci (USP)

Imagem – Jean Felipe Rossato (UFRGS)

Issues management – Eduardo Prestes (Crisis Solutions)

Mapa de risco – Lana D’Ávila Campanella (UFSM)

Manual de crise – Wilson Costa Bueno (USP)

Matriz de risco – Marlene Marchiori (MMarchiori)

Media training – Wilson Costa Bueno (USP)

Mensagem chave – Érica Ruiz (Crisis Solutions)

Mitigação – Aline Ramos Barros Shimoda (UFRGS)

Paracrise – Elsa Lemos (Elsa Lemos Crisis Communication)

Percepção de risco – Bianca Persici Toniolo (UBI/UC)

Permacrise – Gisela Gonçalves (UBI)

Plano de contingência – Luiz Alberto de Farias (USP)

Policrise – José Gabriel Andrade (UMinho)

Política de conduta – Carolina Frazon Terra (USP)

Porta-voz – Carolina Frazon Terra (USP)

Posicionamento – Daiane Scheid (UFSM)

Post mortem – Giovanni Nobile (Aberje/BB)

Preparação – Valdeci Verdelho (Verdelho Comunicação)

Prevenção – Diego Wander Montagner (UFRGS)

Prontidão (Readiness) – Timothy Coombs (Centre for Crisis and Risk Communications)

Pronunciamento – Márcio Simeone Henriques (UFMG)

Protocolo – Heloisa Diniz (Gol Linhas Aéreas)

Rastro digital – Ricardo Nóbrega (Cásper)

Reparação – Isaura Mourão Generoso (UFV)

Reputação – Elisa Prado (Elisa Prado Comunicação Corporativa)

Resposta – Fabiane Madeira (Éfe Reputação)

Resiliência – Patrícia Brito Teixeira (TWPB Group)

Risco – Ana Karin Nunes (UFRGS)

Riscos inerentes – Simone Ludwig (Simone Ludwig Consultoria em Comunicação)

Riscos residuais – Simone Ludwig (Simone Ludwig Consultoria em Comunicação)

Sala de crise – Julia Machado (PUCRS)

Sala de situação – João Fortunato (JF Gestão de Crise & Media Training)

Sentiment analysis – Fabiana Gondim Mariutti (UNAERP/USP)

Simulação de crise – Ana Flávia de Bello (Cosafe Latam)

Social media training – Ricardo Nóbrega (Cásper)

Sociedade de risco – Rosângela Florczak de Oliveira (PUCRS)

Glossário de Crise: uma perspectiva comunicacional

Ano: 2025
Editora: FACOS – UFSM
1ª edição
ISBN: 978-65-5773-103-1
77 páginas
Organizadores: Jones Machado, Carolina Frazon Terra, Patrícia Milano Pérsigo, Andréia Silveira Athaydes, Daiane Scheid e Jean Felipe Rossato.
Baixe aqui

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.