Professores da Escola Aberje participam de e-book do Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise

O Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise (OBCC) lançou o e-book gratuito “Glossário de Crise: uma perspectiva comunicacional”, publicação que reúne conceitos, termos técnicos e expressões ligadas à gestão de risco e crise sob o ponto de vista da Comunicação. Entre os autores e organizadores estão professores da Escola Aberje de Comunicação, além de pesquisadores e profissionais ligados a organizações associadas à Aberje. O livro está disponível neste link.
O livro digital é resultado de uma construção coletiva de dezenas de especialistas e representa, segundo os organizadores, uma contribuição para a popularização da ciência e para o fortalecimento do pensamento comunicacional sobre o tema. A iniciativa é fruto de parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Idealizador da publicação, o professor Jones Machado (UFSM) afirma que o glossário “representa mais um esforço do OBCC para reunir profissionais de diversas áreas em torno de temas urgentes para a sociedade. Precisamos falar sobre risco e crise e, principalmente, do papel da comunicação neste cenário”.
Composto por 60 verbetes, o e-book aborda conceitos como matriz de risco, hora de ouro, percepção de risco, policrises e prontidão. A diversidade de áreas e contextos dos participantes, que incluem gestores, professores universitários, consultores, jornalistas, pesquisadores e relações-públicas, amplia a visão sobre o fenômeno das crises e suas interfaces com a Comunicação.
Entre os 47 colaboradores estão especialistas de seis países: Brasil, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Portugal. Entre eles, W. Timothy Coombs, pesquisador de referência mundial em comunicação de crise e conselheiro do Centre for Crisis and Risk Communications.
Para Ana Paula Sartor, vice-presidente de Engajamento Corporativo da Edelman Brasil (agência associada à Aberje) e autora de um dos verbetes, compreender o papel da Comunicação é indispensável para a gestão de crises. “O ‘Glossário de Crise’ é uma contribuição valiosa nesse sentido: reúne conhecimento, experiência e reflexão para apoiar profissionais e organizações na construção de processos mais estruturados, respostas mais assertivas e uma comunicação mais transparente”, afirma.
O prefácio é assinado pelo professor João José Forni, um dos principais consultores brasileiros em comunicação e gestão de crises e professor da Escola Aberje de Comunicação. Ele enfatiza a interdependência entre ação e comunicação em momentos críticos. “Não existe gestão de crises sem comunicação. Por isso, alguns conceitos conversam com os dois eixos num cenário de crise: a ação – o fato gerador da crise – e a comunicação. Porque toda crise grave quase sempre tem uma história para ser contada. E isso compete aos profissionais da comunicação”, escreve.
Forni destaca ainda que o modo como a organização conduz e comunica suas respostas é determinante para a manutenção da reputação e do core business: “Quando as duas variáveis – o fato gerador e a comunicação – são bem gerenciadas, o resultado é a resposta da organização sobre a crise. Essa resposta determina como a empresa enfrentou a crise e quanto afetou o seu core business e a sua reputação”.
Conheça os verbetes e seus autores
Ameaça – Ana Flávia de Bello (Cosafe Latam)
Assessoria de imprensa – Laura Maria Glüer (Senac/LaSalle)
Auditoria de mídia – Daiane Scheid (UFSM)
Auditoria de vulnerabilidades – João José Forni (Comunicação&Crise)
Código de ética – Andréia Silveira Athaydes (UFSM)
Comitê de integridade – Ágatha Camargo Paraventi (Cásper)
Comunicação de crise – Jones Machado (UFSM)
Comunicação de risco – Patrícia Milano Pérsigo (UFSM)
Comunicação de risco de desastres – Cora Catalina Quinteros (UTFPR)
Continuidade do negócio – Patrícia Brito Teixeira (TWPB Group)
Controvérsia pública – Andréia Silveira Athaydes (UFSM)
Crise – Jones Machado (UFSM)
Desastre – Eloisa Beling Loose (UFRGS)
Desinformação – Gustavo Buss (Fiocruz)
Emergência – Abner Willian Quintino de Freitas (Hopeful/UFRGS)
Evento crítico – Rosângela Florczak de Oliveira (PUCRS)
Gabinete de crise – João José Forni (Comunicação&Crise)
Gerenciamento de crise – Lana D’Ávila Campanella (UFSM)
Gestão de crise – Tânia Teixeira Pinto (Cásper)
Gestão de crises digitais – Carolina Frazon Terra (USP)
Gestão de riscos – Leonardo Siqueira Alves dos Passos (CBMRS)
Governança – Ana Paula Sartor (Edelman)
Hora de ouro – Andrea Oliveira (UMA)
Identidade – Sergio Andreucci (USP)
Imagem – Jean Felipe Rossato (UFRGS)
Issues management – Eduardo Prestes (Crisis Solutions)
Mapa de risco – Lana D’Ávila Campanella (UFSM)
Manual de crise – Wilson Costa Bueno (USP)
Matriz de risco – Marlene Marchiori (MMarchiori)
Media training – Wilson Costa Bueno (USP)
Mensagem chave – Érica Ruiz (Crisis Solutions)
Mitigação – Aline Ramos Barros Shimoda (UFRGS)
Paracrise – Elsa Lemos (Elsa Lemos Crisis Communication)
Percepção de risco – Bianca Persici Toniolo (UBI/UC)
Permacrise – Gisela Gonçalves (UBI)
Plano de contingência – Luiz Alberto de Farias (USP)
Policrise – José Gabriel Andrade (UMinho)
Política de conduta – Carolina Frazon Terra (USP)
Porta-voz – Carolina Frazon Terra (USP)
Posicionamento – Daiane Scheid (UFSM)
Post mortem – Giovanni Nobile (Aberje/BB)
Preparação – Valdeci Verdelho (Verdelho Comunicação)
Prevenção – Diego Wander Montagner (UFRGS)
Prontidão (Readiness) – Timothy Coombs (Centre for Crisis and Risk Communications)
Pronunciamento – Márcio Simeone Henriques (UFMG)
Protocolo – Heloisa Diniz (Gol Linhas Aéreas)
Rastro digital – Ricardo Nóbrega (Cásper)
Reparação – Isaura Mourão Generoso (UFV)
Reputação – Elisa Prado (Elisa Prado Comunicação Corporativa)
Resposta – Fabiane Madeira (Éfe Reputação)
Resiliência – Patrícia Brito Teixeira (TWPB Group)
Risco – Ana Karin Nunes (UFRGS)
Riscos inerentes – Simone Ludwig (Simone Ludwig Consultoria em Comunicação)
Riscos residuais – Simone Ludwig (Simone Ludwig Consultoria em Comunicação)
Sala de crise – Julia Machado (PUCRS)
Sala de situação – João Fortunato (JF Gestão de Crise & Media Training)
Sentiment analysis – Fabiana Gondim Mariutti (UNAERP/USP)
Simulação de crise – Ana Flávia de Bello (Cosafe Latam)
Social media training – Ricardo Nóbrega (Cásper)
Sociedade de risco – Rosângela Florczak de Oliveira (PUCRS)
Glossário de Crise: uma perspectiva comunicacional
Ano: 2025
Editora: FACOS – UFSM
1ª edição
ISBN: 978-65-5773-103-1
77 páginas
Organizadores: Jones Machado, Carolina Frazon Terra, Patrícia Milano Pérsigo, Andréia Silveira Athaydes, Daiane Scheid e Jean Felipe Rossato.
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