Professora Vivian Rio Stella, da VRS Academy, conduz evento sobre transformações da linguagem
25 de junho de 2021
  • English

O encontro foi uma vivência leve e participativa de reflexões as palavras em diferentes contextos

Na última quarta-feira (23), Vivi Rio Stella, da VRS Academy e Tipiti Barros, da Fika Conversas, mediaram o evento on-line “Muito mimimi ou um ressignificar necessário das palavras?”, com o objetivo de refletir sobre a bela e encantadora instabilidade entre as palavras e as coisas. Todes ou todos? Criado-mudo ou mesa de cabeceira? Mercado negro ou mercado paralelo? Tribo, comunidade ou grupo? Ih, não se fala mais assim! Ou será muito mimimi? Há quem pense que o mundo está ficando chato, que não se pode falar mais nada; há quem ache essas transformações dos sentidos fruto da sociedade complexa em que vivemos. A forma de nomear sentimentos e fatos não é neutra, por mais que pareça que as palavras estão dadas na língua.

A diversidade, equidade e inclusão são muito mais complexas do que isso. O do “x” ou do “e” nesse caso, tem toda uma discussão sobre ser um ato ético ou estético. Para dar forma a contextos e ideias. Toda vez que surgem novas vozes, muda a maneira da nossa conversa, e entram novas palavras para dar conta das necessidades. “Língua e sociedade caminham e se transformam mutuamente e as escolhas linguísticas não são um retrato, mas um trato do mundo. Ao escolher por “todes”, “todas e todos” ou “todos”, revelamos nossa visão de mundo, nossa forma de lidar com ele, por meio das palavras, a identidade que queremos projetar para as pessoas com quem interagimos”, afirma a professora.

Com muito diálogo, Vivi abordou como as palavras e expressões são capazes de transformar (e serem transformadas pela) cultura e sociedade, sob a perspectiva da linguística. Tipiti abriu a caixeta de palavras e seus significados, para percebermos os muitos entendimentos e percepções sobre um mesmo tema. Ao final do encontro, foram sorteados uma Caixeta de Palavras da Fika Conversas, e um livro Comunicação Eficiente, escrito pela Vivi.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.