Professora Vivian Rio Stella, da VRS Academy, conduz evento sobre transformações da linguagem
O encontro foi uma vivência leve e participativa de reflexões as palavras em diferentes contextos
Na última quarta-feira (23), Vivi Rio Stella, da VRS Academy e Tipiti Barros, da Fika Conversas, mediaram o evento on-line “Muito mimimi ou um ressignificar necessário das palavras?”, com o objetivo de refletir sobre a bela e encantadora instabilidade entre as palavras e as coisas. Todes ou todos? Criado-mudo ou mesa de cabeceira? Mercado negro ou mercado paralelo? Tribo, comunidade ou grupo? Ih, não se fala mais assim! Ou será muito mimimi? Há quem pense que o mundo está ficando chato, que não se pode falar mais nada; há quem ache essas transformações dos sentidos fruto da sociedade complexa em que vivemos. A forma de nomear sentimentos e fatos não é neutra, por mais que pareça que as palavras estão dadas na língua.
A diversidade, equidade e inclusão são muito mais complexas do que isso. O do “x” ou do “e” nesse caso, tem toda uma discussão sobre ser um ato ético ou estético. Para dar forma a contextos e ideias. Toda vez que surgem novas vozes, muda a maneira da nossa conversa, e entram novas palavras para dar conta das necessidades. “Língua e sociedade caminham e se transformam mutuamente e as escolhas linguísticas não são um retrato, mas um trato do mundo. Ao escolher por “todes”, “todas e todos” ou “todos”, revelamos nossa visão de mundo, nossa forma de lidar com ele, por meio das palavras, a identidade que queremos projetar para as pessoas com quem interagimos”, afirma a professora.
Com muito diálogo, Vivi abordou como as palavras e expressões são capazes de transformar (e serem transformadas pela) cultura e sociedade, sob a perspectiva da linguística. Tipiti abriu a caixeta de palavras e seus significados, para percebermos os muitos entendimentos e percepções sobre um mesmo tema. Ao final do encontro, foram sorteados uma Caixeta de Palavras da Fika Conversas, e um livro Comunicação Eficiente, escrito pela Vivi.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025