Prêmio Universitário Aberje lança desafios do setor mineral: transparência no setor e pauta ESG
Novidade deste ano é a possibilidade de escolha de desafio por parte dos participantes
A abertura oficial da 15ª Edição do Prêmio Universitário Aberje (PUA) – Setor Mineral foi realizada na última sexta-feira (dia 22). Na ocasião, o diretor de comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Paulo Henrique Soares, lançou e apresentou os dois desafios possíveis que os universitários terão que desenvolver. Participam 23 grupos, com 64 estudantes de 26 universidades de todo o país. O resultado dos finalistas será divulgado no dia 3 de novembro e a grande final será no dia 4, quando os grupos finalistas apresentam seus projetos para banca de jurados.
Mirella Kowalski, gerente de Premiações da Aberje, explica que até o ano passado, os alunos tinham que desenvolver o desafio apresentado. A novidade deste ano é que os grupos puderam escolher entre dois desafios para trabalhar: “Criação de soluções que promovam a transparência ativa do setor mineral” e “Criação de soluções de comunicação e relacionamento que promovam a difusão da agenda ESG da mineração para a sociedade”.
“Porém as entregas serão iguais independente da escolha dos desafios: um padlet – que é o mural com as informações; um vídeo de até cinco minutos apresentando as ideias; e a(s) publicação(ões) nas redes sociais”, ressalta Mirella.
Na oportunidade, estavam presentes alguns convidados do IBRAM que falaram da importância do engajamento entre as pessoas do seu grupo, além de dar dicas do que esperam dos jovens. São eles: Isaura Silva do Ibram, Rafael Oliveira, da Gerdau e Viviane Breyer, da Nexa.
Na segunda-feira, dia 25, aconteceu o processo da facilitação com os alunos participantes, quando são dados inputs do que é para ser feito, como deve ser feito, e diretrizes para que possam desenvolver e criar um plano estratégico para seus projetos. Na ocasião, as comunicadoras Fabiana Dias e Catharina Vale, sócias-diretoras da agência Mais Argumento, conduziram o workshop.
Destaques
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
- Lançamento do Livro “Brand Publishing na Prática” reúne especialistas em Comunicação
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Comunicação, tecnologia e comportamento: um desenho rasurado na prancheta do artistaLuis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forte