Prêmio Sicredi Comunicação em Rede chega para reconhecer o papel transformador da comunicação no cooperativismo de crédito

A comunicação tem o poder de conectar pessoas, promover mudanças e dar visibilidade a histórias que transformam realidades. Foi com essa convicção que o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 9,5 milhões de associados em todo o país, lançou o Prêmio Sicredi Comunicação em Rede. Uma iniciativa inédita, com o total de R$220 mil em prêmios, voltada a jornalistas e criadores de conteúdo que retratem o papel do cooperativismo de crédito na construção de uma sociedade mais justa e próspera.
O prêmio nasce em um momento simbólico: o Ano Internacional das Cooperativas (2025), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), que reconhece o modelo cooperativista como uma força global para o desenvolvimento sustentável. Ao valorizar o trabalho de comunicadores e jornalistas, o Sicredi reforça seu compromisso com a produção de conteúdo qualificado e com a ampliação do debate sobre o impacto do cooperativismo no cotidiano das pessoas e nas economias locais.
“O Prêmio Sicredi Comunicação em Rede simboliza nossa crença no papel transformador do cooperativismo por meio da comunicação e no potencial do jornalismo em amplificar o conhecimento da sociedade sobre cooperativismo de crédito. Nossa intenção é incentivar profissionais e criadores de conteúdo a contar histórias que inspirem, conscientizem e fortaleçam nossa identidade cooperativa”, afirma João Clark, superintendente de Marketing e Growth do Sicredi.
A iniciativa contempla duas grandes categorias: Jornalistas Profissionais (autores de matérias em língua portuguesa, incluindo texto, áudio e audiovisual, veiculados em meios impressos, digitais, rádio ou televisão) e Comunicadores em Rede (criadores de conteúdo digital original em língua portuguesa sobre cooperativismo de crédito, publicado em blogs, redes sociais, podcasts, serviços de streaming ou outras plataformas digitais, com link público e pelo menos 5 mil seguidores em pelo menos um perfil de rede social). No total, 11 trabalhos serão reconhecidos com prêmios no valor de R$20 mil.
Os trabalhos serão avaliados por critérios que combinam qualidade técnica (qualidade da produção, apuração jornalística, inovação), impacto social (relevância social, alcance, influência) e criatividade (originalidade, engajamento).
Podem participar jornalistas e comunicadores digitais que tenham publicado conteúdos em português, no Brasil, entre 7 de outubro de 2025 e 30 de junho de 2026. As inscrições estão abertas até 30 de junho de 2026 e devem ser realizadas exclusivamente pelo site https://www.sicredi.com.br/site/premio-comunicacao-em-rede/
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Beethoven contra o ruído do mundoLuis Alcubierre Memória é métodoLeila Gasparindo Gestão de Reputação Algorítmica: quando a IA vira mediadora da confiança
Destaques
- Paulo Nassar debate melancolia como sinal de lucidez em tempos de crise no Revista CBN
- Rodrigo Cogo retorna à equipe da Aberje em nova área
- Aberje reformula seus Capítulos Regionais
Notícias do Mercado
- Livro de André Senador analisa integração entre comunicação, ESG e reputação corporativa
- Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA™ chega ao Brasil apresentado pela Coca-Cola
- TIM integra música, tecnologia e BBB 26 no Festival de Verão Salvador





























