Prêmio Embraco de Ecologia seleciona projetos de CEIs joinvilenses
Cuidado com espécies ameaçadas como as abelhas, construções sustentáveis, acolhimento à diversidade e integração da comunidade. Esses são os temas dos quatro projetos vencedores do Prêmio Embraco de Ecologia 2019, que receberão R$ 10 mil cada um para a implantação das ideias durante o ano de 2020. A cerimônia de premiação ocorreu em 4 de dezembro na unidade da Nidec Global Appliance, associado da Aberje, em Joinville.
Uma das mais importantes iniciativas de educação socioambiental de Santa Catarina, o Prêmio Embraco de Ecologia já beneficiou mais de 100 mil pessoas e teve 114 projetos implantados ao longo de 27 anos de realização. O objetivo do Prêmio, considerado uma das boas práticas do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), é estimular uma transformação no ambiente escolar, viabilizando espaços educadores sustentáveis.
O Centro de Educação Infantil (CEI) Aventuras de Criança, do Bairro Aventureiro, foi contemplado com o projeto “A casa sustentável”, que prevê a construção de um espaço pedagógico que auxilie na educação socioambiental dos alunos. Já o CEI Professora Felícia Cardoso Vieira, do Costa e Silva, foi escolhido com a proposta “Jardim de Mel – Um zum, zum que poliniza a vida!”. A instituição já mantém um meliponário, com espécies nativas de abelhas sem ferrão, que são cultivadas pela equipe e pelas crianças. A ideia é aumentar o espaço e a quantidade dos insetos, contribuindo para a preservação e disseminando a importância do cuidado para com a espécie.
No Jardim Sofia, o CEI que leva o nome do bairro foi escolhido para implantar o projeto “Abraço a Terra que a vida me dá, abraço a vida de todo lugar”. Como a região vem recebendo muitas famílias de outros lugares do Brasil e também do Haiti, a equipe percebeu a necessidade de criar um projeto de aprendizagem que integre as culturas diversas a partir de oficinas de artesanato, apresentações culturais, entre outros.
Já o CEI Justina Rosa Fachini, localizado no Morro do Meio, foi selecionado pelo projeto “TRI- Território das Relações Intergeracionais”. A ideia é transformar a instituição escolar em um espaço de troca intergeracional, por meio das artes, do cultivo de hortaliças e da integração com a comunidade.
Este ano, o Prêmio Embraco de Ecologia recebeu 16 projetos de escolas municipais, estaduais e centros de educação infantil. A seleção foi feita por um comitê interno da empresa, que envolveu colaboradores de diversas áreas como Comunicação, Meio Ambiente, Marketing, entre outros. Além da verba, as escolas terão o acompanhamento de uma consultoria em sustentabilidade. Além disso, durante o evento, as quatro ganhadoras foram contempladas com troféus produzidos por colaboradores da Nidec Global Appliance que fazem parte do Círculo de Controle de Qualidade (CCQ). As peças foram criadas com materiais descartados e sucatas na própria companhia.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais