Podcast ‘Tudo Conectado TecBan’ discute as oportunidades do 5G
03 de setembro de 2021
  • English

Episódio conta com a participação de Robert Baumgartner, Diretor de TI e Telecom da TecBan, e Tiago Machado, VP da Ericsson, em conversa sobre os impactos da tecnologia em diversos setores, incluindo o mercado financeiro

 

Já está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio o terceiro episódio do Podcast Tudo Conectado TecBanThais Passarella, Head de Marketing, Marca e Comunicação da TecBan, recebe Robert Baumgartner, Diretor de TI e Telecom da TecBan, e Tiago Machado, VP da Ericsson, que traçam juntos um panorama sobre os impactos do 5G em diferentes setores do mercado, mostrando quais serão os benefícios que a nova tecnologia proporcionará.  podcast é uma iniciativa da TecBan, empresa de soluções tecnológicas que integram o físico e o digital a fim de contribuir com o ecossistema econômico do Brasil, e foi criado para debater temas sobre tecnologia, negócios, tendências, comportamento e mercado B2B.

Na conversa, Robert Baumgartner aponta que o mais interessante quando se fala em 5G, é o que está por vir. “Ainda não vislumbramos 10% das possibilidades do 5G. Ele abrirá oportunidades de trabalho, desenvolverá novas tecnologias, permitindo fazer muito mais coisas, tudo em real time”diz. Para ele, um exemplo pode se aplicar no setor financeiro, que é justamente a possibilidade de interação em um caixa eletrônico em tempo real, direcionando o que a pessoa deve digitar na tela, onde ela não deve teclar, entre outras funções.

O executivo ressalta também que a tecnologia 5G promete melhorar muito a inclusão digital no mercado financeiro. “A inclusão digital é proporcionada quando temos uma tecnologia boa e com bom custo-benefício, e isso será aprimorado com o 5G”, afirma. Outros benefícios do 5G apontados por ele são o aprimoramento da relação das instituições financeiras com seus clientes e a capacidade de potencializar a convergência entre o físico e o digital. “Hoje, nós temos milhares de ATMs espalhados por todo o País. Com a implementação da tecnologia 5G, será possível irradiar um sinal de wifi de alta velocidade, permitindo a conexão de várias pessoas ao acesso à internet”, explica.

O Banco24Horas lançou o primeiro caixa eletrônico 5G da América Latina neste ano, em parceria com a Ericsson e outras empresas. “Essa tecnologia é impressionante. Foi uma iniciativa muito inovadora, e ficou evidente que ela proporciona uma velocidade muito maior e do ponto de vista de segurança, já nascendo com um DNA muito mais evoluído”, conclui Baumgartner.

Para Tiago Machado, o 5G é uma evolução do 4G, que promete muito mais velocidade e capacidade, trazendo uma série de novos casos de uso e interfaces, como realidade virtual e realidade aumentada e holografia. “Esta tecnologia é mais de 100 vezes mais rápida do que o 4G. O 5G é uma revolução tecnológica, podendo ser aplicado nos setores fabril, de logística, na educação, no mercado financeiro, saúde, entre outros”, afirma o executivo.

Já o Diretor de TI e Telecom da TecBan também ressalta que há benefícios para a logística de valor no abastecimento dos caixas eletrônicos. O 5G promete um gerenciamento da frota de carros fortes de maneira mais efetiva e em tempo real, bem como o uso de Inteligência Artificial na filmagem do abastecimento do caixa eletrônico, para verificar se não há nada ocorrendo no entorno, por exemplo.

Para ouvir o episódio completo, basta acessar: https://anchor.fm/tecban.

Com conteúdo mensal, a TecBan também tem investido na interação com os ouvintes em sua página no LinkedIn para anunciar os temas das próximas conversas e levantar dúvidas que poderão ser respondidas no podcast.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.