Podcast desta semana mostra os aprendizados da Suzano diante da pandemia
Marcela Porto conta como a companhia vem contribuindo com a sociedade nesse momento de crise
Neste episódio de Desafios, o podcast ouve sobre como a associada Suzano vem enfrentado a pandemia da Covid-19, entre cuidados nas suas operações e ações de comunicação. Para isso, recebe Marcela Porto, gerente Executiva de Comunicação e Marca da empresa. Este episódio é patrocinado por Itaú Unibanco e Suzano.
Ao refletir sobre os aprendizados gerados pela pandemia, Marcela observa que uma série de fatores contribuiu para que a gestão dessa crise fosse bem-sucedida em uma empresa que soma cerca de 15 mil colaboradores, sendo que 11 mil continuou nas operações nas fábricas. “Alguns aspectos estruturantes facilitaram a nossa gestão e o aspecto econômico é um deles. Não fomos duramente impactados. A empresa teve prontidão para atender o mercado que continuou crescendo”, revela, acrescentando que o fato de terem escritórios na China, puderam se antecipar por aqui. “Nos organizamos com outras empresas do setor para aumentarmos a capacidade brasileira para importamos respiradores, componentes e máscaras, uma ação muito bem orquestrada junto a muitos empresários”, conta.
Um ponto fundamental para manter a boa fluidez da comunicação entre todos ressaltado por Marcela foi a transparência no diálogo através de lives, webinars, informativos, sessões de Q&A, conversas sobre saúde mental, entre outras dicas e ações. “A partir das demandas dos colaboradores e de nossos stakeholders pudemos entender onde a necessidade era maior, trabalhando a empatia e promovendo uma série de ações para promover uma melhor qualidade de vida”.
A colaboração foi fator importante, que se deu por meio de diversos fóruns de gestão de crise realizados diariamente ao longo dos primeiros meses, além do alinhamento do time de comunicação e criação de squads para atender demandas de mídias sociais, com times locais. “Tudo para manter a boa fluidez da comunicação com todas as áreas e em todas as regiões”,
Com episódios curtos, de até 30 minutos de duração, o podcast vai ao ar toda segunda-feira de manhã e possui dois formatos. Um chama-se TENDÊNCIAS, em que um especialista fala sobre temas prementes do mercado. O outro formato chama-se DESAFIOS. Nele, um convidado comenta dilemas reais do mercado, a partir de suas experiências profissionais.
O FalAção quer ouvir você! Mande um o e-mail para podcast@aberje.com.br ou em nossos canais nas redes sociais, com sugestões, críticas e dilemas que têm vivido na comunicação. A Aberje está coletando as histórias, participe!
O podcast é apresentado por André Felipe de Medeiros e produzido pela equipe da Aberje, formada por Andre Nakasone, Emiliana Pomarico e Victor Pereira.
Ouça aqui
Spotify
https://open.spotify.com/episode/220jJ7E7SRsirj2FgxIeEM
Apple Podcast
https://podcasts.apple.com/us/podcast/fala%C3%A7%C3%A3o/id1515306930
Google Podcasts
https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8xNjM3ZTU5MC9wb2RjYXN0L3Jzcw==
Deezer
https://www.deezer.com/br/show/974792
Veja a lista completa de tocadores disponíveis na plataforma Anchor: https://anchor.fm/falacao-aberje
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025