Podcast debate memória do holocausto

O dia 27 de janeiro é o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto; Paulo Nassar conversa sobre o assunto no podcast “E eu com isso?”
27 de janeiro é o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, isso porque neste dia, em 1945, o campo de Auschwitz foi libertado. Lá, mais de um milhão de pessoas foram vítimas dos nazistas. Entre os judeus, há uma grande preocupação para que a história seja repassada, que os jovens visitem campos de concentração, vejam filmes e leiam livros sobre o assunto. É uma tentativa comunitária de construir uma memória do maior genocídio vivido pelo povo judeu. E faz parte desse processo ouvir os sobreviventes que estão entre nós. A questão é: em breve, já não poderemos ouvir a história contada por eles mesmos. Como manter essa memória viva?
O podcast E eu com isso?, produzido pelo Instituto Brasil-Israel, debate este tema com os convidados Paulo Nassar, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, doutor também pela mesma ECA e autor de vários livros, entre eles, “Relações Públicas: a construção da responsabilidade histórica e o resgate da memória institucional das organizações” e Marcos Guterman, jornalista do Estadão, historiador pela USP e autor dos livros “Nazistas entre Nós” e “Holocausto e Memória”. O podcast é apresentado por Anita Efraim e Ana Buchmann.
Para Guterman, “memória não é história”, portanto cada indivíduo vive um acontecimento de uma forma, o que dificulta uma percepção coletiva do Holocausto. Para Nassar, quando uma testemunha morre, fica mais difícil construir a história do Holocausto a partir das narrativas. Para ambos, a memória do Holocausto envolve disputa de narrativas.
Ouça na íntegra:
Disponível também nas plataformas:
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Rituais, experiência e criação – contra a dispersão, a formaCiça Vallerio Saúde mental nas empresas começa pela forma de comunicarPaulo Nassar Rituais, Conselhos e Deuses
Destaques
- Mackenzie recebe aula magna de Paulo Nassar sobre rituais, experiência e criação
- Coerência entre discurso e prática fortalece reputação nas organizações
- Aberje apoia projeto que reforça segurança jurídica das organizações da sociedade civil
Notícias do Mercado
- Allianz Seguros anuncia patrocínio a atletas brasileiros até 2029
- Unico anuncia novo CEO para a América Latina
- Makemake Reputação completa 15 anos de atuação em gestão da reputação






























