Podcast da Aberje desta semana aborda branding como elemento de gestão publicado em: 17/08/2020

O conceito de branding é cada vez mais explorado. Para falar sobre o que é tendência nos estudos de branding hoje em dia, o FalAção desta semana traz uma verdadeira aula sobre o tema com Rodolfo Araújo. Ele é vice-presidente de estratégia da Weber Shandwick e lidera a United Minds na América Latina, além de professor do MBA da Escola Aberje de Comunicação. 

O executivo analisa o conceito de branding sob um ponto de vista mais abrangente não apenas como uma disciplina de marketing ou comunicação, mas como um tema muito mais vinculado à gestão. “Quando se pensa numa marca, imediatamente se faz associações sobre ela. A percepção das pessoas hoje – considerando que vivemos num contexto pautado por transparência -, é algo muito importante para a marca. Por isso, o desafio é muito maior do que apresentar um bom produto/serviço e um bom atendimento”, argumenta. 

Diante de uma mega competição e uma superexposição, o desafio aumenta. “As pessoas querem mais, querem saber como uma marca se comporta, a quais causas ela se associa, quem são as lideranças por trás dela, como trata seus funcionários, como negocia prazos de compras, etc. Ou seja, quanto mais forte a marca, mais atrativa ela é, o grande desafio é ocupar um espaço nas conversas das pessoas. Diante de tanta oferta e diversidade, o indivíduo escolhe a marca mais atrativa. Marketing e branding são complementares, mas hoje o branding ficou mais multidisciplinar do que o marketing”, explica Araújo.

Em sua análise, muitos ainda vinculam branding à pura exposição da marca. “O branding é um verbo no gerúndio, ou seja, ele é contínuo, demanda atenção permanente de todas as áreas, mas a gestão organizada da marca vai muito além de apenas expor”, salienta o professor. “A empresa precisa ter consciência do que é a sua marca. A começar pelo propósito, seguido de visão (qual o futuro imaginado), missão, (o que eu vou fazer para chegar lá inspirado pelo meu propósito) e pela diferença que a minha marca faz na vida das pessoas”, complementa.

Sob o ponto de vista evolutivo, Araújo acredita que há uma maturação dos cidadãos em relação ao que as marcas podem oferecer. “No Brasil, existe uma carência enorme de instituições e grupos aos quais podemos nos apoiar. As pessoas confiam e exigem posicionamentos públicos e atitudes concretas das empresas, pois elas são grupos sociais. No futuro, no longo prazo, vamos ver o cidadão mais no centro das tomadas de decisão, das empresas, do governo, das estratégias da sociedade civil, da mídia e a movimentação das marcas vai nessa direção. É salutar que as marcas se posicionem, mas com verdade e autenticidade”, acentua.

Com episódios curtos, de até 30 minutos de duração, o podcast vai ao ar toda segunda-feira de manhã e possui dois formatos. Um chama-se TENDÊNCIAS, em que um especialista fala sobre temas prementes do mercado. O outro formato chama-se DESAFIOS. Nele, um convidado comenta dilemas reais do mercado, a partir de suas experiências profissionais.

O FalAção quer ouvir você! Mande um o e-mail para podcast@aberje.com.br ou em nossos canais nas redes sociais, com sugestões, críticas e dilemas que têm vivido na comunicação. A Aberje está coletando as histórias, participe!

O podcast é apresentado por André Felipe de Medeiros e produzido pela equipe da Aberje, formada por Andre Nakasone, Emiliana Pomarico e Victor Pereira.

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