Podcast da Aberje desta semana aborda branding como elemento de gestão

O conceito de branding é cada vez mais explorado. Para falar sobre o que é tendência nos estudos de branding hoje em dia, o FalAção desta semana traz uma verdadeira aula sobre o tema com Rodolfo Araújo. Ele é vice-presidente de estratégia da Weber Shandwick e lidera a United Minds na América Latina, além de professor do MBA da Escola Aberje de Comunicação.
O executivo analisa o conceito de branding sob um ponto de vista mais abrangente não apenas como uma disciplina de marketing ou comunicação, mas como um tema muito mais vinculado à gestão. “Quando se pensa numa marca, imediatamente se faz associações sobre ela. A percepção das pessoas hoje – considerando que vivemos num contexto pautado por transparência -, é algo muito importante para a marca. Por isso, o desafio é muito maior do que apresentar um bom produto/serviço e um bom atendimento”, argumenta.
Diante de uma mega competição e uma superexposição, o desafio aumenta. “As pessoas querem mais, querem saber como uma marca se comporta, a quais causas ela se associa, quem são as lideranças por trás dela, como trata seus funcionários, como negocia prazos de compras, etc. Ou seja, quanto mais forte a marca, mais atrativa ela é, o grande desafio é ocupar um espaço nas conversas das pessoas. Diante de tanta oferta e diversidade, o indivíduo escolhe a marca mais atrativa. Marketing e branding são complementares, mas hoje o branding ficou mais multidisciplinar do que o marketing”, explica Araújo.
Em sua análise, muitos ainda vinculam branding à pura exposição da marca. “O branding é um verbo no gerúndio, ou seja, ele é contínuo, demanda atenção permanente de todas as áreas, mas a gestão organizada da marca vai muito além de apenas expor”, salienta o professor. “A empresa precisa ter consciência do que é a sua marca. A começar pelo propósito, seguido de visão (qual o futuro imaginado), missão, (o que eu vou fazer para chegar lá inspirado pelo meu propósito) e pela diferença que a minha marca faz na vida das pessoas”, complementa.
Sob o ponto de vista evolutivo, Araújo acredita que há uma maturação dos cidadãos em relação ao que as marcas podem oferecer. “No Brasil, existe uma carência enorme de instituições e grupos aos quais podemos nos apoiar. As pessoas confiam e exigem posicionamentos públicos e atitudes concretas das empresas, pois elas são grupos sociais. No futuro, no longo prazo, vamos ver o cidadão mais no centro das tomadas de decisão, das empresas, do governo, das estratégias da sociedade civil, da mídia e a movimentação das marcas vai nessa direção. É salutar que as marcas se posicionem, mas com verdade e autenticidade”, acentua.
Com episódios curtos, de até 30 minutos de duração, o podcast vai ao ar toda segunda-feira de manhã e possui dois formatos. Um chama-se TENDÊNCIAS, em que um especialista fala sobre temas prementes do mercado. O outro formato chama-se DESAFIOS. Nele, um convidado comenta dilemas reais do mercado, a partir de suas experiências profissionais.
O FalAção quer ouvir você! Mande um o e-mail para podcast@aberje.com.br ou em nossos canais nas redes sociais, com sugestões, críticas e dilemas que têm vivido na comunicação. A Aberje está coletando as histórias, participe!
O podcast é apresentado por André Felipe de Medeiros e produzido pela equipe da Aberje, formada por Andre Nakasone, Emiliana Pomarico e Victor Pereira.
Ouça aqui
Spotify
https://open.spotify.com/episode/5MHvR6LqQcCt6h9iszmtN2
Apple Podcast
https://podcasts.apple.com/us/podcast/fala%C3%A7%C3%A3o/id1515306930
Google Podcasts
https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8xNjM3ZTU5MC9wb2RjYXN0L3Jzcw==
Deezer
https://www.deezer.com/br/show/974792
Veja a lista completa de tocadores disponíveis na plataforma Anchor: https://anchor.fm/falacao-aberje
Destaques
- Page Spring Seminar 2025 apresenta insights para comunicadores em um mundo instável
- Plataforma de Comunicação do Pacto Global se reúne em seu primeiro encontro de 2025
- Com patrocínio da Petrobras, aula inaugural de curso sobre patrocínios culturais destaca governança e impacto social
- Relatório de Atividades 2024 da Aberje destaca conquistas e ações realizadas no ano
- Mulheres na comunicação corporativa: desafios e avanços na busca por equidade
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dadosVânia Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!Marcos Santos O brilho é delas!Giovanni Nobile Dias Diálogo e narrativa: o poder do relacionamento duradouro com jornalistas