03 de abril de 2019

Plano de restauração do Museu do Ipiranga tem patrocínio máster da EDP

O governador de São Paulo, João Dória, realizou um evento no Palácio dos Bandeirantes para apresentar o projeto de restauração do Museu do Ipiranga. Ao lado da Universidade de São Paulo (USP), a EDP, empresa que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico e é associada da Aberje, convidou a iniciativa privada a se mobilizar em torno da missão de devolver o Ipiranga à população.

A Companhia foi a primeira a anunciar, em janeiro, o patrocínio máster à recuperação, com um investimento de R$ 12 milhões por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. “O Museu do Ipiranga tem uma importância histórica incontornável para o País, e também para Portugal. Na qualidade de maior investidor português no Brasil, com uma trajetória de mais de 20 anos por aqui, a EDP não poderia ficar de fora deste importante investimento para preservação do nosso patrimônio histórico e cultural, à semelhança do que estamos fazendo com o Museu da Língua Portuguesa”, diz Miguel Setas, presidente da EDP no Brasil. O evento contou com a presença de empresários e de Jorge Cabral, embaixador de Portugal no Brasil.

Durante a reunião, foi apresentado o projeto arquitetônico do Museu após a obra, que tem duração prevista de 30 meses. Além da adequação às normativas atuais de infraestrutura, acessibilidade, segurança e sustentabilidade, o edifício será ampliado em 5 mil metros quadrados. A nova área proporcionará ao público novas facilidades, como área de exposições temporárias, auditório, salas para ações educativas, café e loja.  Areinauguração está programada para 2022. “Queremos contribuir e colocar o Museu em ordem para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, com este patrimônio restaurado. Temos esta missão e o comprometimento em ajudar nesta recuperação para os brasileiros de forma geral e também para toda a comunidade da língua portuguesa. Pois é uma obra que atende a todos que tem orgulho da origem lusitana. Fico muito feliz pelo sentimento pátrio de recuperação, e por Portugal dar um belíssimo exemplo com a EDP, que foi a primeira empresa que aceitou prontamente o nosso convite,” declarou o governador João Doria.

“A participação da iniciativa privada é fundamental para concretização desse grandioso e necessário projeto para a renovação do Museu do Ipiranga.  O apoio da EDP sinaliza uma nova etapa para o Museu do Ipiranga e para a Universidade no que se refere às formas de sustentabilidade financeira do Museu daqui em diante, para que ele possa cumprir de forma plena sua missão de pesquisa, cultural e educativa,” destaca Solange Lima, Docente e diretora do museu do Ipiranga.

MUSEU – Composto por um acervo de mais de 450 mil peças, entre objetos, documentos iconográficos e textuais do século XVI até meados do século XX, o Museu do Ipiranga é fundamental para a compreensão da sociedade brasileira. O Museu foi aberto ao público em 1895 no edifício-monumento que ficou pronto em 1890.  O prédio de arquitetura neoclássica marca o local onde teria acontecido a proclamação da Independência do Brasil, realizada em 1822, por D. Pedro I, às margens do riacho Ipiranga. Uma das obras mais conhecidas de sua coleção é o quadro Independência ou Morte, pintado em 1888 pelo artista Pedro Américo.  Fechado desde 2013, esse espaço cultural recebia uma média de 350 mil visitantes anuais.

A EDP acredita em apoiar a cultura e a arte dos países que falam português e evidenciam a riqueza e a diversidade do idioma, o mais usado no hemisfério sul do planeta. A valorização da língua é uma das bandeiras da Companhia, que garantiu o maior patrocínio à reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo: um investimento de R$ 20 milhões até 2019.

Para levar a experiência do Museu a todo o País, a EDP criou a exposição itinerante “A Energia da Língua Portuguesa”. Instalada em um caminhão, a mostra rodou o Brasil, levando cultura e informação sobre a língua a mais de 23 mil visitantes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará. Ainda nessa frente, a Empresa foi apoiadora cultural da 25ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo e co-patrocinadora da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).

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