Pesquisadora da Universidade de Liverpool é a convidada do Programa de Fellowship Aberje em 2016
A Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial estabeleceu uma parceria com a pesquisadora Beatriz García, da Universidade de Liverpool, para um estudo de um ano sobre o legado cultural dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em conjunto com a Escola de Comunicação e Artes da USP e com apoio da British Academy, por meio do Newton Fund, fundo de apoio à pesquisa do governo britânico.
Beatriz García dedicou seus últimos 15 anos a pesquisas sobre a dimensão cultural dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Ela analisou os impactos das Olimpíadas de Sidney 2000 (Austrália), Atenas 2004 (Grécia), Pequim 2008 (China) e, em especial, Londres 2012, quando foi responsável pela coordenação da Olimpíada Cultural da cidade. Ela é uma das maiores especialistas do mundo em análise do legado cultural deixado por grandes eventos.
No artigo “Reflections on Rio 2016: On the need for both ‘black’ and ‘white’ narratives around mega-event impacts”, publicado no site do Institute of Cultural Capital da Universidade de Liverpool, García fala sobre o maior legado cultural dos Jogos Rio 2016 na cidade, o Boulevard Olímpico, um espaço no centro do Rio de Janeiro que levou “espírito olímpico” a toda a população nativa. De acordo com ela, isso foi uma iniciativa inovadora dessa edição dos Jogos, já que foi criado “um novo e compartilho espaço, onde várias comunidades se sentiram em segurança, bem vindas e felizes em passar seu tempo por lá”. Leia o artigo completo aqui.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais