Pesquisa inédita do QuintoAndar revela que paixão do brasileiro pela Copa nasce em casa: local guarda memórias da infância e é o preferido para ver os jogos da Seleção
Três em cada quatro brasileiros colocam a casa como o lugar preferido para assistir aos jogos do Brasil na Copa deste ano. É o que revela pesquisa inédita encomendada pelo QuintoAndar, a maior plataforma de moradia do país.
Segundo a pesquisa, 77% dos brasileiros colocam o lar como o lugar predileto para ver as partidas da Seleção. A casa de amigos e parentes aparece na segunda posição (com 37% das citações). Bar/restaurante e local de trabalho são citados por 26% e 22%, respectivamente. Outros 10% apontam um ‘evento privado’, como as fan fests, como preferência. A pesquisa foi feita pela Offerwise com 1.500 entrevistados, em todas as regiões do país, de 24 a 27 de outubro deste ano. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
“A pesquisa reforça a importância da casa para as pessoas como o lugar predileto para eventos mais especiais das nossas vidas. A pandemia ajudou a ressignificar essa relação e transformar ainda mais o papel da moradia para os brasileiros. A casa não é apenas o lugar onde se come e onde se dorme. É também o espaço para celebrar e dividir conquistas, passar os momentos mais emocionantes das nossas trajetórias e compartilhar vivências”, afirma Bruno Rossini, diretor de Comunicação do QuintoAndar.
De acordo com a pesquisa, mais da metade dos brasileiros (52%) afirma estar por dentro de tudo da Copa do Mundo, ou seja, consumindo notícias e se inteirando de todas as informações do evento mais aguardado do ano. Apenas 12% dos entrevistados dizem não estar acompanhando nada sobre o Mundial.
Os dados mostram ainda que apenas 26% dizem não se planejar para a competição. Os outros 74% dizem que fazem todo um planejamento para o evento, sendo que 33% afirmam se planejar “muito”.
Na preparação para o evento, o top 5 de preocupações dos brasileiros em casa é:
- Organizar como e onde assistir aos jogos – 65%
- Acompanhar a tabela das partidas – 56%
- Pensar nas comidas e bebidas para o momento do jogo – 54%
- Acompanhar programas esportivos – 53%
- Comprar produtos – 44%
E a mobilização em torno do evento faz com que a população cultive alguns hábitos. O principal é se reunir com a família ou com amigos para acompanhar os jogos: 45% dos entrevistados têm essa prática. Os outros rituais mais citados são: ver análises em programas de TV e fazer churrasco ou uma comida especial (com 37%), colocar uma camisa ou um adereço da sorte (com 34%), tomar bebidas alcoólicas (33%) e, claro, comentar no WhatsApp (31%).
“A casa adquire um papel central em quase todas essas interações. Não à toa, a pesquisa também revela que 37% das pessoas decoram suas casas e 22% ajudam a decorar suas ruas para a competição, o que mostra ainda a identificação com o bairro e essa relação de troca com os vizinhos proporcionada pelo local onde se vive”, analisa Rossini. “Conhecer os hábitos dos brasileiros e suas preocupações com a casa nos momentos mais importantes para eles nos ajuda a abrir as portas para que os brasileiros possam viver melhor, e o QuintoAndar está comprometido com isso.”
A pesquisa mostra, aliás, que 51% dizem que já assistiram a jogos juntos com vizinhos. E que 39% afirmam ter gritado nas janelas de suas casas ao mesmo tempo que outros moradores do bairro para comemorar os gols do Brasil. Além disso, 30% revelam já ter se reunido com os moradores de seu bairro depois das partidas.
De acordo com a pesquisa, é verdade o mito de que o Brasil para nos dias de jogos. Apesar das partidas da Seleção ocorrerem em dias úteis e dentro do horário comercial, 67% dos entrevistados dizem que é “muito provável” que consigam assistir às partidas. Outros 23% dizem que é “provável”. Apenas 10% afirmam que é “pouco provável”. Isso não vale para os jogos de todas as seleções, mesmo para quem é fanático por futebol. Só 27% acreditam que é “muito provável” assistir a todos ou quase todos os jogos da competição.
Memória afetiva
A pesquisa também mostra a memória afetiva dos entrevistados com o futebol e a relação com o bairro onde vivem. Os dados reforçam que essa paixão é de berço e nasce dentro de casa. Entre os que praticavam o esporte na infância (mais da metade dos entrevistados), 78% lembram de ter se machucado alguma vez jogando no bairro ou na rua de casa. Outros 64% se recordam de ter chutado a bola na casa de algum vizinho e 50% de ter estragado ou quebrado algum objeto dentro da residência.
Outro dado que impressiona é o percentual de pessoas que se lembram de algum momento marcante que envolva a Copa e que tenha se passado em casa ou na casa de um amigo/familiar: 89% têm alguma memória nesse sentido. E, do total, 99% dizem que essas lembranças provocam sentimentos “bons” ou “muito bons”.
“É um dado que chama bastante a atenção. A casa, o lar, é um celeiro de histórias das mais diversas, sejam elas alegres, sejam tristes ou engraçadas. Fato é que todo mundo tem uma história que começou em casa ou na casa de amigos e parentes. As casas contam histórias e esse dado só endossa o que nós, enquanto marca, temos comunicado com a nossa plataforma ‘Histórias pra Morar'”, afirma Bruno Rossini.
Segundo a pesquisa, 54% das pessoas citam “o encontro e a partilha dos momentos com pessoas especiais” como o que mais tem a ver com essas memórias. Já as palavras que mais aparecem, quando solicitado o sentimento que mais tem a ver com esses momentos, são: alegria (26%), felicidade (15%), união (10%), nostalgia (5%), emoção e saudade (4%).
Metodologia
A pesquisa, encomendada pelo QuintoAndar, foi realizada pela Offerwise, por meio de um questionário online. Foram entrevistados 1.500 homens e mulheres com 18 anos ou mais, de todas as classes sociais, nas cinco regiões do Brasil. O levantamento foi feito de 24 a 27 de outubro e tem margem de erro de três pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.
É importante salientar que algumas questões (como a que pergunta o local favorito para assistir aos jogos do Brasil), por permitirem a escolha de mais de uma opção, extrapolam a somatória de 100% nas respostas.
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