Pesquisa de Comunicação e Governança Corporativa da Aberje é apresentada em evento da Câmara Brasil-Alemanha
A pesquisa “A Comunicação da Governança Corporativa no Brasil”, realizada pela Aberje em 2022, com o objetivo de mostrar a estrutura e como é realizada a comunicação da governança corporativa, foi apresentada pelo diretor-executivo Hamilton dos Santos durante reunião interna do Grupo de Trabalho de Comunicação da Câmara Brasil-Alemanha no dia 20 de abril. Para debater sobre o assunto também foram convidados os associados da Aberje Thiago Massari, líder de Comunicação Integrada da Bayer; e Carolina Prado, head de Comunicação para América Latina da Intel.
Na ocasião, Hamilton trouxe algumas reflexões a partir da pesquisa. A primeira delas foi sobre como mapear os stakeholders de uma organização. “Por mais que a governança esteja bem estruturada internamente, as vozes externas influenciam de uma forma muito decisiva. A noção de stakeholders está se ampliando e tem um impacto muito grande na Comunicação”, observou.
Outro highlight destacado refere-se à participação do setor de Comunicação nos comitês relacionados à governança. “Antes o nosso desafio era o de participar das decisões estratégicas da empresa, já que não devemos ter a área de Comunicação somente como apoio. Quanto à governança, a pesquisa nos mostra que quando a governança se relaciona com a comunicação, a questão do ESG aparece com mais frequência”, destacou.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025