Pesquisa de Comunicação e Governança Corporativa da Aberje é apresentada em evento da Câmara Brasil-Alemanha
A pesquisa “A Comunicação da Governança Corporativa no Brasil”, realizada pela Aberje em 2022, com o objetivo de mostrar a estrutura e como é realizada a comunicação da governança corporativa, foi apresentada pelo diretor-executivo Hamilton dos Santos durante reunião interna do Grupo de Trabalho de Comunicação da Câmara Brasil-Alemanha no dia 20 de abril. Para debater sobre o assunto também foram convidados os associados da Aberje Thiago Massari, líder de Comunicação Integrada da Bayer; e Carolina Prado, head de Comunicação para América Latina da Intel.
Na ocasião, Hamilton trouxe algumas reflexões a partir da pesquisa. A primeira delas foi sobre como mapear os stakeholders de uma organização. “Por mais que a governança esteja bem estruturada internamente, as vozes externas influenciam de uma forma muito decisiva. A noção de stakeholders está se ampliando e tem um impacto muito grande na Comunicação”, observou.
Outro highlight destacado refere-se à participação do setor de Comunicação nos comitês relacionados à governança. “Antes o nosso desafio era o de participar das decisões estratégicas da empresa, já que não devemos ter a área de Comunicação somente como apoio. Quanto à governança, a pesquisa nos mostra que quando a governança se relaciona com a comunicação, a questão do ESG aparece com mais frequência”, destacou.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Empresas se organizam para apoiar vítimas das chuvas no RS
- Comitê de Cultura de Dados e Mensuração na Comunicação realiza segunda reunião, focada em Impacto nos Negócios
- Desafios de comunicar sobre agenda climática pautam segunda reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG
- Aberje Trends Warm Up Rio de Janeiro debate tendências da comunicação e ESG
- Edição especial da newsletter Fake Alert rebate notícias falsas sobre enchentes no RS
ARTIGOS E COLUNAS
Elizeo Karkoski A Comunicação Interna não existe maisFabiana Dias Propósito, mudanças climáticas e inovação nas organizaçõesCarlos Parente Botox nas ideiasLeila Gasparindo A nova era da Comunicação IntegradaPaulo Nassar Abertura do seminário “Diálogos que conectam: A Comunicação na construção do futuro”