Pesquisa de Comunicação e Governança Corporativa da Aberje é apresentada em evento da Câmara Brasil-Alemanha

A pesquisa “A Comunicação da Governança Corporativa no Brasil”, realizada pela Aberje em 2022, com o objetivo de mostrar a estrutura e como é realizada a comunicação da governança corporativa, foi apresentada pelo diretor-executivo Hamilton dos Santos durante reunião interna do Grupo de Trabalho de Comunicação da Câmara Brasil-Alemanha no dia 20 de abril. Para debater sobre o assunto também foram convidados os associados da Aberje Thiago Massari, líder de Comunicação Integrada da Bayer; e Carolina Prado, head de Comunicação para América Latina da Intel.
Na ocasião, Hamilton trouxe algumas reflexões a partir da pesquisa. A primeira delas foi sobre como mapear os stakeholders de uma organização. “Por mais que a governança esteja bem estruturada internamente, as vozes externas influenciam de uma forma muito decisiva. A noção de stakeholders está se ampliando e tem um impacto muito grande na Comunicação”, observou.
Outro highlight destacado refere-se à participação do setor de Comunicação nos comitês relacionados à governança. “Antes o nosso desafio era o de participar das decisões estratégicas da empresa, já que não devemos ter a área de Comunicação somente como apoio. Quanto à governança, a pesquisa nos mostra que quando a governança se relaciona com a comunicação, a questão do ESG aparece com mais frequência”, destacou.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Governança da atenção: a resposta estratégica da comunicação interna à era da IARodrigo Amaral O que uma simples corrida de rua pode nos mostrar sobre análise de dadosIsabela Esteves A transparência, sozinha, já não sustenta uma boa reputação
Destaques
- Visita do Idesam à Aberje reforça aproximação entre as instituições
- Comunidade Aberje pode sugerir pautas e fontes para o Valor Setorial Comunicação Corporativa 2026
- Encontro do Capítulo Centro-Oeste em Brasília debate integração entre Comunicação e Relações Governamentais
Notícias do Mercado
- Aldeia Comunicação é nova associada à Aberje
- Marina Person aborda caminhos para o fortalecimento do cinema brasileiro em entrevista ao Canal UM BRASIL
- Folha lança site C-Level e amplia cobertura de negócios e finanças
































