PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
09 de outubro de 2024

Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações

Resultado de uma parceria entre Aberje e Beon ESG e desenvolvida pela Nexus, pesquisa é a mais representativa do mercado brasileiro
Arthur Pagnoncelli da Motta
 
  • COMPARTILHAR:

No dia 8 de outubro a Aberje, em parceria com a Beon ESG, apresentou a pesquisa “Maturidade ESG nas empresas brasileiras”, desenvolvida pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, resultado da fusão do IPRI (Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem) com a FSB Inteligência. O evento, transmitido ao vivo pelo canal da Aberje no YouTube, reuniu profissionais de comunicação para discutir os insights da pesquisa, que oferece uma visão abrangente sobre o estado atual das práticas de ESG nas empresas do país.

A relação entre comunicação e ESG

Douglas Cantu, gerente de eventos da Aberje, deu início ao evento ressaltando a relevância da data, dia da Comunicação Empresarial e aniversário da Aberje. “Hoje a Aberje completa 57 anos de uma ligação forte com ESG, mesmo sendo anterior ao tema. A comunicação sempre esteve ligada a essas questões, mesmo antes de nomearmos. É muito importante estarmos envolvidos em discussões sobre o assunto, muito por isso a Beon nos procurou para essa parceria, oferecendo essa pesquisa para nossa rede”, afirmou.

A pesquisa é a única no Brasil com uma amostra representativa da economia, o que a torna uma ferramenta essencial para entender a maturidade das práticas ESG. Danilo Maeda, da Beon, parabenizou a Aberje pelo aniversário e destacou a importância da pesquisa. “Considero este estudo a melhor fonte de informação sobre sustentabilidade no mercado brasileiro. Ele nos propõe um olhar real sobre como as empresas estão lidando com as práticas ESG.”

Evolução das Práticas ESG

O estudo, que já possui uma versão anterior datada de 2021, revelou atualizações significativas nas práticas das empresas brasileiras. Marcelo Tokarski, sócio-diretor responsável pelo IPRI, apresentou dados importantes. “O aumento considerável no número de empresas que mapeiam seus stakeholders é um dos principais achados. Em 2024, 59% das empresas afirmam ter esse mapeamento, contra 47% em 2021”, detalhou.

No entanto, a pesquisa também indicou que, apesar do avanço, a adoção de boas práticas de ESG ainda enfrenta desafios. Danilo Maeda explicou: “Embora 51% das empresas afirmem ter uma estratégia de sustentabilidade e quase 60% dizem mapear seus stakeholders, apenas 39% possuem uma estrutura formal dedicada à gestão de questões ESG. Isso indica que, muitas vezes, as empresas se preocupam em elaborar estratégias, mas não possuem equipes responsáveis por sua implementação.”

O Olhar do Mercado

Mariana Bazzoni, da Beon ESG, complementou a análise, destacando a evolução da percepção sobre ESG nas empresas. “Em 2021, muitas empresas tinham um olhar superficial sobre a adesão a essas agendas. Hoje, elas estão se tornando mais assertivas, impulsionadas pela demanda do mercado e pela necessidade de integrar ESG em suas estratégias”, observou.

A discussão entre os palestrantes ressaltou não apenas o crescimento na adoção de práticas ESG, mas também a importância de um olhar crítico sobre o tema. A pesquisa sugere que, embora as empresas estejam mais cientes e engajadas, ainda existe uma lacuna significativa na formalização e na implementação efetiva dessas práticas.

Cenário atual e futuro

O evento trouxe à tona a necessidade urgente de um compromisso contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade social nas empresas brasileiras. As práticas de ESG estão evoluindo, mas a jornada para uma verdadeira maturidade nesse aspecto ainda requer esforços consideráveis.

A pesquisa “Maturidade ESG nas empresas brasileiras” se mostra, assim, um recurso valioso para entender onde as empresas estão e para onde devem direcionar seus esforços, promovendo um diálogo essencial entre os profissionais de comunicação e as empresas que buscam aprimorar sua atuação neste campo.

 

Assista ao evento na íntegra:

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Arthur Pagnoncelli da Motta

Jornalismo e Comunicação Social na Faculdade Cásper Líbero. Curso de comunicação na International House Sydney, em Sydney, Austrália. Analista de conteúdo na Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Inteligência artificial e excesso de dados desafiam a mensuração na comunicação corporativa
  • Encontro da Aberje com Alan Gripp discute transformação digital nos 100 anos d’O Globo
  • Folha reafirma aposta em jornalismo financiado por leitores e investe na cobertura econômica
  • Crise sob controle: lições de comunicação da CPFL Energia e do Porto do Açu
  • Mensuração em Comunicação Interna exige foco, clareza e articulação com a liderança

ARTIGOS E COLUNAS

  • Pablo AssoliniConteúdo é a base da reputação
  • Dario MenezesDicas de sobrevivência corporativa para momentos de crise
  • Luis AlcubierreComunicação na hora errada
  • Paulo NassarNova Desordem Mundial: Comunicar em Tempos de Tensão
  • Janaína LemeO poder da gentileza e o desafio de não se perder de si: reflexões com Denise Fraga

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade