Paulo Nassar revisita debate sobre reputação e memória 20 anos após artigo original

Vinte anos depois de publicar o artigo “Reputação é memória”, no Portal Terra e no Observatório da Imprensa, Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, revisita uma ideia que se tornou ainda mais decisiva no tempo das plataformas digitais e da inteligência artificial: empresas e instituições vivem daquilo que a sociedade recorda delas.
Publicado agora no portal da Aberje sob o título “Reputação é Memória — 20 anos depois”, o artigo retoma a reflexão apresentada originalmente em 2006 e a reposiciona diante das transformações tecnológicas, políticas e comunicacionais das últimas duas décadas. Paulo articula temas como algoritmos, inteligência artificial, legitimidade institucional e governança simbólica, reforçando a centralidade da reputação para organizações submetidas a ambientes digitais de memória permanente e circulação contínua de informações. O texto reforça uma discussão historicamente presente na produção intelectual da Aberje sobre reputação, institucionalidade e comunicação organizacional.
Ao recuperar o contexto histórico do início dos anos 2000, Paulo Nassar argumenta que a lógica reputacional permanece estruturada pela memória coletiva, ainda que hoje operando em outra velocidade e escala. “Reputação continua sendo memória. Mas agora memória em tempo real, permanentemente registrada, compartilhada, julgada e disputada em redes digitais globais”, explica Paulo.
O artigo estabelece paralelos entre os grandes industriais norte-americanos do final do século XIX e os atuais líderes das Big Techs, destacando como a concentração de poder econômico e tecnológico recoloca o debate sobre legitimidade social das organizações. A análise mobiliza referências da história empresarial, das relações públicas e da sociologia institucional para discutir o papel contemporâneo da comunicação na construção de reconhecimento social, confiança e responsabilidade histórica.
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar A comunicação organizacional entrou definitivamente na era da legitimidadeRodrigo Amaral Desinteligência Natural vs. Inteligência Artificial: entre o dado e o delírioRafael Calia Além da operacionalização: o que afasta a Comunicação Interna do topo da estratégia organizacional
Destaques
- Aberje promove debate em Brasília sobre reputação em novo ciclo institucional
- Portal da Aberje amplia recursos de acessibilidade e experiência de navegação
- Masterclass marca início de nova turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
Notícias do Mercado
- Sustainable Day Natura aborda inovação e sociobiodiversidade na Amazônia
- Cortex Summit 2026 debate impacto de dados e IA sobre decisões
- Allison Worldwide nomeia Ana Laura Sivieri presidente da operação brasileira
































