Paulo Henrique Soares aborda Comunicação Interna no podcast FalAção publicado em: 13/07/2020

Um dos profissionais mais influentes de Comunicação Interna destaca a importância de as organizações investirem mais na interação com seus empregados

Paulo Henrique Soares

Profissional com ampla experiência na área de Comunicação Empresarial, Paulo Henrique Soares, diretor de comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e instrutor da Escola Aberje de Comunicação, é o convidado desta semana no podcast FalAção, que já está no ar. O episódio teve o patrocínio da Sabesp.

Durante o bate-papo, o executivo sustenta que o campo da Comunicação Interna tem ganhado importância nos últimos anos, com espaço para pesquisas e abordagens e que terá cada vez mais atenção e investimento por parte das organizações. “As tecnologias digitais aceleraram as mudanças e o olhar do comunicador. Isso afeta a comunicação interna, que precisa ser revista. Antes os empregados tinham voz, mas não havia onde expressar suas opiniões. As redes sociais mudaram isso”, argumenta. 

Em sua visão, o profissional de comunicação interna deve ter papel estratégico dentro da organização para assessorar a alta cúpula na tomada de decisão. “Nós somos agentes de transformação. Cabe a nós questionarmos, ponderarmos, considerarmos, relativizarmos e, principalmente, sermos porta-vozes dos colaboradores para uma comunicação mais adequada”, justifica. 

Outro ponto destacado por Soares é que a ‘competência de comunicação’ é essencial para um líder. “Se você é um líder, você tem equipe. Se você tem equipe, você vai se comunicar e se relacionar com ela. Mas nem todos têm a habilidade de engajar, de conversar e de apoiar uma equipe. Gerenciar é fácil, liderar é mais difícil”, lança. “O simples fato de emitir uma mensagem não significa o sucesso na comunicação. Há que se ter interação com a outra parte”. 

Paulo é mestre em mestre em Comunicação pela PUC-Minas. É coautor do livro lançado pela Aberje Editorial em 2017, “Sem Megafone, com Smartphone: práticas, desafios e dilemas da comunicação com os empregados”, escrito em conjunto com Rozália Del Gáudio, que aborda os desafios da comunicação com empregados. O livro também ganhou as versões em inglês e espanhol e pode ser solicitado pelo e-mail lidiane@aberje.com.br

Com episódios curtos, de até 30 minutos de duração, o podcast vai ao ar toda segunda-feira de manhã e possui dois formatos. Um chama-se TENDÊNCIAS, em que um especialista fala sobre temas prementes do mercado. O outro formato chama-se DESAFIOS. Nele, um convidado comenta dilemas reais do mercado, a partir de suas experiências profissionais.

O FalAção quer ouvir você! Mande um o e-mail para podcast@aberje.com.br ou em nossos canais nas redes sociais, com sugestões, críticas e dilemas que têm vivido na comunicação. A Aberje está coletando as histórias, participe!

O podcast é apresentado por André Felipe de Medeiros e produzido pela equipe da Aberje, formada por Andre Nakasone, Emiliana Pomarico e Victor Pereira.

Ouça aqui

Spotify

Apple Podcast

https://podcasts.apple.com/us/podcast/fala%C3%A7%C3%A3o/id1515306930

Google Podcasts

https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8xNjM3ZTU5MC9wb2RjYXN0L3Jzcw==

Deezer

https://www.deezer.com/br/show/974792

Veja a lista completa de tocadores disponíveis na plataforma Anchorhttps://anchor.fm/falacao-aberje

Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *