PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
30 de outubro de 2025

Patrocínio responsável: como sua marca pode transformar a música e fortalecer sua reputação

Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

O patrocínio de eventos é uma das principais estratégias de construção de marca. Mais do que visibilidade, ele gera experiências e conecta valores. Por isso, a escolha do evento certo impacta diretamente a imagem da empresa. Hoje, critérios como sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social já fazem parte do checklist das marcas. Mas ainda há um ponto muitas vezes esquecido: o respeito ao direito autoral.

Direito autoral: a base invisível da música

O direito autoral garante que compositores e artistas recebam pelo uso de suas obras. No caso dos eventos, é obrigação dos organizadores efetuar esse pagamento, que o Ecad recolhe e distribui para os titulares das músicas tocadas. De janeiro a setembro de 2025, foram distribuídos R$ 1,273 bilhão em direitos autorais para mais de 326 mil titulares. No primeiro semestre, os eventos cresceram em participação: a arrecadação de shows e eventos subiu 16% em relação a 2024, com total de 9.769 licenças concedidas. 

O impacto para patrocinadores

Quando um evento não respeita o direito autoral, o risco não é só legal, ele atinge a reputação da marca patrocinadora. Apoiar eventos inadimplentes significa, na prática, legitimar um desrespeito à lei e aos profissionais da música.

Por outro lado, ao priorizar eventos regularizados, o patrocinador:

  • Valoriza compositores e artistas;
  • Reforça seu compromisso ético e social;
  • Protege sua imagem e evita riscos desnecessários.

Reputação e governança

Respeitar o direito autoral é parte de uma gestão transparente e responsável. O patrocinador tem poder de transformação dentro dessa cadeia: sua decisão fortalece toda a rede criativa que move a cultura e a economia do país.

Não corra riscos

Associar sua marca a um evento que não paga direitos autorais pode comprometer anos de construção de reputação. O Ecad apoia patrocinadores na checagem de regularidade e garante decisões mais seguras.

Um evento só é sustentável quando também respeita os direitos autorais.

ACESSE E DESCUBRA COMO DEIXAR SUA MARCA NO MUNDO DA MÚSICA.

“Ao escolher eventos que respeitam os direitos autorais, patrocinadores protegem sua reputação e garantem que a música continue viva e vibrante.”

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.