Participantes de congresso tiveram experiência direta com novas narrativas
O 1º Congresso Internacional de Novas Narrativas foi realizado pela Escola de Comunicações e Artes da USP e pelo Grupo de Estudos de Novas arrativas/GENN, com palestras internacionais e nacionais e mais de 100 trabalhos selecionados e apresentados em divisões temáticas, nos dias 11 e 12 de junho de 2015 no Auditório Paulo Emílio no Campus Butantã da Universidade de São Paulo na capital paulista. Foram nada menos que 150 inscritos, entre profissionais e pesquisadores acadêmicos, vindos de nove estados brasileiros – DF, MG, MS, PR, RJ, RN, RS, SC e SP – e da Argentina e de Portugal. E eles tiveram, nos momentos de intervalo ou confraternização, várias experiências com novas narrativas.
Um dos casos veio de artistas da Casa Locomotiva, que elaboraram – nas duas manhãs da programação – facilitações gráficas durante as falas dos convidados. A facilitação gráfica é um método visual para ajudar no entendimento de um determinado conteúdo, apresentado ao mesmo tempo de maneira oral. A ideia é selecionar os tópicos mais relevantes e fazer ilustrações ou pequenas citações, o que resulta em um aumento tanto da assimilação quanto da capacidade de memorização de um conteúdo.
O trabalho foi feito ao vivo por Evandro Malgueiro, Shun Izumi e Benson Chin. Evandro é formado em Publicidade pela ECA-USP, está há quase 10 anos na área de fotografia publicitária e editorial. É especialista em retoque fotográfico, composição de imagens e matte painting. Já Shun é formado em Publicidade e Propaganda na USP, e tem experiência como ilustrador, animador e quadrinista e designer de personagem. Autor das HQs Guga e Léo em Busca da Poção Fantástica e O Colhedor de Raios, foi diretor de arte do curta Realejo e da série Lulina e a Lua. Benson é ilustrador em quadrinhos e graffiti. Tem investido atualmente no campo editorial independente e no mundo da serigrafia.
A Casa Locomotiva foi formada para atender o mercado e suas necessidades de produção de imagem, seja ela fotográfica, gráfica ou ilustrada. Reúne um time de inspirados especialistas em storyboards, vídeos para empresas, stop-motions, publicidade de moda, histórias em quadrinhos, concept de personagens, graffiti, ilustração digital, estampas, toy art, séries animadas, vídeocases, curta-metragens, boards de apresentação e origami. A estrutura também envolve cursos regulares com variadas durações e a partir do know-how prévio de cada aluno ou seu interesse novo de desenvolvimento artístico. Tem ainda oficinas de modelo vivo, xilogravura, aquarela hiper-realista, fotografia, design de moda, ilustração digital, entre outros temas. A Casa completou um ano de atividades agora em junho de 2015.
PAINEL – Tuduf é um coletivo de artistas que busca fazer circular a cultura do graffiti e através do design, concretizar projetos dos mais diversos tipos. O projeto começou no final de 2014 com três amigos, Bruno Boscolo, João Zatoni e Renan Amaral, quando ainda só pintavam pelas ruas da zona norte e sonhavam em trabalhar juntos. Sem saber ‘como’ fazer isso, mas confiantes no que queriam, demorou um tempo para essas ideias evoluírem até chegar no formato atual. “A vontade sempre foi de unir as coisas que vivemos, e que gostamos, com o que temos como profissão: o design. É a curiosidade e o gosto pelo desafio junto com aquele sentimento de que também podemos fazer do nosso jeito!”, explica Boscolo. Projetos de arte e graffiti, editoriais, fotografia, vídeo e design são a área de atuação atualmente.
O Tuduf esteve no Congresso, numa proposta de montagem de um painel na parede a partir da colaboração das pessoas inscritas. “Outros projetos de branding e colaborações com algumas marcas devem ganhar as ruas em breve”, adianta ele. Além do Facebook, também estão finalizando um site e já tem uma página do Vimeo. Bruno trabalha com design gráfico há cinco anos, passando por empresas como a editora Flavia Nasser Livros Personalizados, Mauricio de Sousa Produções e atualmente Sociedade Esportiva Palmeiras. Desde 2008 fazendo graffiti, atua na propagação da arte, participando e ajudando a produzir exposições e eventos de graffiti e cultura de rua. Já Renan começou desenvolvendo a comunicação interna da empresa Prime Cargo Logistica Integrada durante 2 anos. Após esse período, dedicou-se ao projeto da TUDUF e à faculdade. Após a graduação, estudou na Nova Zelândia e na Austrália. João é designer gráfico há três anos e desenvolve projetos de Branding, Mídias sociais e Trademarketing. Suas trajetórias passam por várias ações culturais, como produção de eventos de graffiti e Hip Hop, os eventos Real Letters e EAS Convida, montagem de painel no MAAU, exposição coletiva Vira-Lata e participação em diversos eventos como Perusferia, Entre Becos e Vielas, Arte e Cultura na Quebrada.
Veja aqui matéria sobre a cerimônia de abertura e as primeiras discussões com o coordenador do GENN, Paulo Nassar. E aqui uma matéria sobre contação de histórias e seu efeito transformador. A iniciativa teve patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP, com apoio da Aberje, da Arco – Associação de Apoio à Arte e Comunicação, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da ESPM e da Casa Semio.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados