Parceria da JDE, programa ViraSer realiza exposição fotográfica sobre reciclagem de materiais
26 de abril de 2019
  • English

Para dar visibilidade e valorizar o trabalho de grande importância realizado pela Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Jaguariúna, a (COOPERJ), o Programa ViraSer executado pelo Grupo Gaia em parceria com a JDE Brasil – associada da Aberje, organizou uma exposição fotográfica sobre o tema “O Catador de Material Reciclável e a Coleta Seletiva em Jaguariúna”.

Trata-se de uma narrativa fotográfica que registra o dia-a-dia do trabalho dos cooperados da COOPERJ. Realizada desde 2007, a coleta seletiva municipal acontece em toda área urbana do município por meio do Programa Municipal Jaguariúna Sustentável – Eu Reciclo. A exposição está aberta para visitação pública no saguão (hall de entrada) da Casa da Memória Padre Gomes de Jaguariúna, onde podem ser visitados de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, até o dia 1º de maio.

A coleta seletiva realizada pela Cooperativa além de contribuir com a limpeza urbana, é uma ação que ajuda a preservar a saúde pública e melhora a qualidade de vida das pessoas, além de ter um importante papel social. Por meio da atuação organizada dos catadores de materiais recicláveis, pessoas em situações de risco são recolocadas no mercado de trabalho.

A Secretaria de Meio Ambiente de Jaguariúna também afirma que o importante trabalho contribui consideravelmente para reduzir o volume diário de resíduos enviados ao aterro sanitário, possibilitando maior aproveitamento dos resíduos que antes eram descartados.

A iniciativa faz parte do Programa ViraSer, voltado para responsabilidade compartilhada no gerenciamento de resíduos, e busca implantar a Política Nacional de Resíduos Sólidos no município de Jaguariúna, tendo como foco a cadeia produtiva da reciclagem e logística reversa. Em Jaguariúna, o Programa ViraSer conta com a parceria do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (CONSAB).

VIRASER – O Programa ViraSer é idealizado pelo Grupo GAIA e conta com os investimentos da JDE Brasil, uma empresa global de cafés e chás com sede na Holanda, servindo consumidores em mais de 140 países pela Europa, América Latina e Ásia-Pacífico. No Brasil é conhecida através de suas marcas Pilão, L’OR, Café do Ponto, Caboclo, Damasco, Seleto e Café Pelé.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.