Palavra do ano vai ser escolhida em eleição popular
As finalistas da edição 2018 da Palavra do Ano foram escolhidas ontem por um grupo de especialistas de diversas áreas. As palavras foram extraídas de uma amostra de mais de 3.400 respostas em votação realizada pela internet. Agora, esses verbetes finalistas voltam para pesquisa popular. A Palavra do Ano de 2018 será conhecida no dia 26 de novembro.
Essa é a terceira edição da pesquisa – uma iniciativa da consultoria CAUSE, que apoia marcas e organizações a identificar e fazer a gestão de suas causas, em parceria com a empresa de pesquisa Ideia Big Data. A Cause é associada da Aberje.
O objetivo é identificar os temas que marcam o espírito da época. “Para trabalhar com causas, é preciso entender o que move a sociedade em determinado momento”, diz Leandro Machado, sócio-fundador da CAUSE e do movimento Agora!. “A Palavra do Ano é a forma que encontramos de envolver a população brasileira nessa discussão de um jeito simples”, completa.
Em 2016, a escolhida foi “indignação”; em 2017, “corrupção”. “Podemos dizer que essas palavras representavam bem o espírito do tempo nos dois últimos anos, dada a crise de confiança que eventos como a Operação Lava-Jato geraram na população”, analisa Machado. “Entre as finalistas de 2018, há uma mistura de palavras que ainda refletem uma visão um tanto negativa do cenário e outras que expressam um desejo de que as coisas melhorem logo.”
Como a pesquisa é feita – A pesquisa para a #PalavraDoAno2018 é composta por 3 fases:
Fase 1: Duas consultas abertas, feitas pelo PiniOn (aplicativo de pesquisas do Ideia Big Data) foram feitas no primeiro e no segundo semestre de 2018. No total, as amostram somam 3.481 respostas.
Fase 2: Em uma reunião de especialistas, feita no dia 13 de novembro, foram decididas as 5 finalistas. Os convidados têm múltiplas formações. Todos, de alguma maneira, atuam com o universo da palavra. São eles: Jarid Arraes, Sérgio Spagnuolo, MC Soffia, PMC, Celso Toledo, Denis R. Burgierman, Denis R. Burgierman, Amara Moira e Leandro Beguoci.
Fase 3: A partir de agora, as 5 palavras finalistas voltam para pesquisa popular via PiniOn. O resultado final sai até dia 26/11.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais