Pacto Global: ISA CTEEP adere à Ação Coletiva de Integridade do Setor de Energia Elétrica
Em compromisso com a adoção das melhores práticas do mercado para a promoção da ética e do compliance em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 (ODS Paz e Justiça), a ISA CTEEP – líder em transmissão de energia no Brasil – anuncia sua adesão voluntária à Ação Coletiva de Integridade do Setor de Energia Elétrica, cujo lançamento é promovido pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, em celebração ao Dia Internacional contra a Corrupção (9/12).
A ação coletiva representa um compromisso público em prol da integridade e traz como benefício para as organizações signatárias uma referência do que é preciso cumprir para fortalecer a cultura de integridade no setor elétrico. A iniciativa tem entre seus objetivos mobilizar os diversos agentes na construção de ambiente ético e saudável, estimular a concorrência leal e promover os princípios fundamentais da conduta ética e transparente nas relações público-privadas.
“Na ISA CTEEP, estamos comprometidos com a geração de valor sustentável, o que envolve o fortalecimento dos princípios éticos de integridade, responsabilidade e proteção à vida, expandidos para toda a cadeia de valor. Com a adesão a esta importante iniciativa do Pacto Global no Brasil, reforçamos o compromisso da companhia com processos decisórios baseados em transparência e integridade”, declara Hugo Nicolas Genoni, diretor de auditoria e riscos da ISA CTEEP.
Desde 2011, a ISA CTEEP é signatária do Pacto Global e participa dos movimentos incentivados pela Rede Brasil. Por meio dessa adesão, a companhia incorpora em sua governança os 10 princípios universais para assegurar o respeito aos direitos humanos, o combate à corrupção, a preservação ambiental e a promoção do trabalho decente. Ainda compõe o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção e o Movimento Empresarial pela Integridade, Transparência e Combate à Corrupção, ambos do Instituto Ethos.
Para garantir o alinhamento de todos os colaboradores a esses princípios, a ISA CTEEP possui o Programa Empresarial de Ética e Compliance, que abrange uma série de procedimentos e ferramentas destinadas a prevenir, detectar e responder a situações que estejam em desacordo com a legislação e os valores corporativos. O Código de Ética e Conduta apresenta os princípios éticos que devem ser praticados por todos os líderes, colaboradores e parceiros de negócios. Além dele, a empresa é orientada pela Política Anticorrupção e Antissuborno, que estabelece critérios éticos para prevenir casos de conflitos de interesses e combater fraudes, casos de corrupção e suborno em todas as suas formas, incluindo Código de Conduta para Fornecedores.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasPaulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicaçãoThais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação Financeira