Pacto Global da ONU oferece curso gratuito sobre Justiça Climática
As aulas serão nos dias 7, 9, 14 e 21 de junho, das 10h as 11h30
No mês do Dia Mundial do Meio Ambiente e num contexto em que é cada vez mais importante aprender sobre as questões ambientais, sociais e de governança (ESG), o Pacto Global da ONU Brasil oferece ao público, de forma totalmente gratuita, o curso online Justiça Climática. As aulas serão nos dias 7, 9, 14 e 21 de junho, das 10h as 11h30, e vão ser ministradas por meio do Zoom. As inscrições podem ser feitas em: Link
O curso oferecido pelo Pacto Global da ONU tem curadoria de Patricia Pinho, diretora adjunta de ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), doutora em Ecologia Humana pela Universidade da Califórnia, autora líder do Grupo de Trabalho II do Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC). Além dela, Ana Carolina Querino (Representante Adjunta da ONU Mulheres Brasil), Toya Manchineri (Coordenador Associação dos Povos Indígenas), Diogo Santos (Ministério Ciência, Tecnologia e Inovação), Rafaela Dortas (Diretora Executiva ESG do BTG Pactual), entre outros, estarão presentes.
A crise climática já chegou para todas e todos, mas as pessoas não a sentem da mesma maneira. E é neste contexto que se baseia a discussão de Justiça Climática. Por isso é tão importante trazer a questão das múltiplas desigualdades e a voz das populações mais vulnerabilizadas pelos impactos das mudanças climáticas para o centro do debate. É uma questão que requer soluções multisetoriais, tanto para frear o aquecimento quanto para ajudar os que já sofrem e sofrerão ainda mais com as consequências deste processo.
“Quando falamos de mudanças climáticas, falamos das pessoas. É por isso que precisamos de fato trazer as pessoas para o centro desse debate. Justiça Climática é um tema muito importante, decisivo nesse momento do mundo, e precisamos do setor privado e da sociedade civil cada vez mais dentro dessa discussão. O Pacto Global da ONU tem como um dos seus pilares a capacitação e é por isso que estamos disponibilizando esse curso não apenas para as empresas signatárias do Pacto Global, mas para todas e todos que se interessarem”, diz Helen Pedroso, diretora de relações institucionais do Pacto Global da ONU Brasil.
O curso Justiça Climática apresenta uma série de debates sobre o tema: desde os conceitos e exemplos relevantes para compreensão na prática, até ações relevantes e responsabilidades de diferentes atores em trazer maior equidade e justiça no enfrentamento da crise climática.
Destaques
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?