Out & Equal premia os brasileiros mais influentes do ano no tema LGBT nas organizações
![](/wp-content/uploads/2024/01/clear.gif)
A Out & Equal, maior instituição voltada à questão LGBT no ambiente de trabalho em todo o mundo, divulgou nesta terça-feira (14) os nomes dos brasileiros mais influentes neste assunto no ano de 2017. A cerimônia de divulgação reuniu no Hotel Rennaissance, em São Paulo, alguns dos maiores executivos do país, além de líderes de empresas como Dupont, Monsanto, Sodexo, JP Morgan e Itaú.
Ricardo Sales, pesquisador da USP, consultor de diversidade e autor do blog Mais Diversidade do portal Aberje, foi um dos eleitos. Além dele, aparecem na lista Esabela Cruz, da HPE, e João Torres, da Dow Química.
A aproximação de Ricardo Sales do assunto diversidade começou ainda em 2008, quando se formou na Escola de Comunicações e Artes da USP com um trabalho sobre a questão da inclusão LGBT na comunicação das organizações. Desde então, o tema esteve presente em sua atuação como pesquisador e consultor de grandes empresas.
Sales defendeu em 2017 a primeira dissertação de mestrado, no âmbito da comunicação, sobre o tema LGBT e trabalho, também na USP. Ele faz parte do Grupo de Estudos em Diversidade e Interculturalidade (Dicult) da ECA/USP. Como consultor, Sales atuou para grandes clientes como Ambev, Braskem e KPMG. Ele faz parte da equipe que revolucionou a comunicação de cervejas no país, atendendo, desde 2016, a marca Skol. A marca da Ambev tem hoje sua imagem fortemente associada à questão da diversidade.
“É uma alegria imensa receber este reconhecimento, sobretudo num momento em que mais organizações atentam para a importância da diversidade e da inclusão no ambiente de trabalho e na comunicação”, comentou Sales.
No ano de 2017, Ricardo Sales viajou todo o Brasil e realizou mais de 100 palestras sobre a questão LGBT nas organizações e na comunicação das marcas. Ele é líder do Comitê LGBT da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e reconhecido como um dos maiores especialistas da América Latina no tema comunicação e diversidade.
![Ricardo Sales](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2017/11/Ricardo-Sales.jpg)
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires