Oficina Consultoria: Comunicação digital é fundamental para tornar a inovação mais inclusiva
03 de setembro de 2021
  • English

Durante webinar promovido pela Oficina Consultoria, participantes reforçaram a necessidade do olhar para a cultura organizacional e a gestão de pessoas a fim de melhor implementar novas tecnologias

Metaverso, omnichannel e Extended Reality (XR), ou simplesmente Realidade Estendida, em bom português. Esses termos podem parecer distantes para muitos, mas já fazem parte da rotina de grande parte da população, mesmo que ainda não seja percebido assim.

A necessidade de uma comunicação eficaz e assertiva pode mudar a percepção e trazer entendimento para processos inovadores que estão ficando cada vez mais frequentes, impulsionados, principalmente, pela pandemia da Covid-19. Dentro desse contexto, o Arena de Ideias desta quinta-feira (2) reuniu profissionais renomados de mercado para explicar “Por que é importante para empresas terem um “LAB DE INOVAÇÃO”?”.

Uma das participantes, a economista e referência em inovação digital e empreendedorismo, Amanda Graciano, ressaltou o papel importante desempenhado pelas pessoas dentro das corporações. No seu ponto de vista, tanto corporações tradicionais, que precisaram inovar para se manter no mercado durante muitos anos, quanto as startups, tiveram que investir na cultura organizacional.

“Criar um lab requer uma discussão, um debruçar sobre o projeto. E imagina quando isso tem uma camada de tecnologia, que vai acelerar e mudar tudo. O principal desafio é mais cultural, com as pessoas que estão dentro do negócio e como elas vão guiar esse negócio, do que necessariamente a tecnologia em si. Para mim, o principal desafio são sempre as pessoas e como vão se adequar à tecnologia.”

Nesse sentido, Graciano ressaltou o papel da comunicação. “É onde está o pulo do gato. Porque estamos criando e lidando com coisas que as pessoas não sabem o que são. Então, precisamos explicar isso e dar essas informações da melhor forma possível. Sem a comunicação, sem um time que está olhando para isso de ponta a ponta, a nível estratégico, pode causar um problema lá na frente. É impossível fazer esse grande movimento sem ter a comunicação como um dos maiores suportes”, reforçou.

Para a CEO da Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, Patrícia Marins, responsável pela mediação do webinar, é preciso saber como inserir ações inovadoras e disruptivas e, ao mesmo tempo, comunicá-las de forma eficiente – seja para o público externo, quanto para o interno, na construção da cultura e na gestão de pessoas dentro das empresas. “Um desafio que as empresas enfrentam, tanto as startups quanto as que já são até centenárias, é a comunicação. A comunicação entre as pessoas e com o mercado. Ainda mais neste contexto em que nós estamos vivendo, que a gente chama de omnichannel, em que cada um de nós somos um hub de conteúdo, nós produzimos e propagamos conteúdo”, enfatizou.

Oficina Lab

O head de Operações da Oficina Consultoria, Felipe Linzmayer, destacou o processo de reposicionamento da marca no mercado que prevê, entre outras inovações, o Oficina Lab. Segundo ele, para chegar até o resultado esperado, foi preciso apostar no envolvimento de todos. “É um laboratório de inovação que além de criar, e cocriar, de estarmos juntos e fazermos juntos, temos um foco direcionado à reputação e relacionamento. Com base nisso, fizemos o nosso primeiro produto. O Órbita, plataforma de gestão de stakeholders, que será lançado em breve.”

Explorar a parte de áudio, com comunicação para o público externo, também é uma alternativa valiosa, a exemplo do áudio aumentado, dos audiolivros e as redes de áudio. Foi um dos assuntos focados pela embaixadora internacional da Women in Voice, membro fundadora e vice-presidente da associação de realidade estendida XRBR, coach de locução do Edge Studio (NYC) e associada do Clube da Voz e criadora do festival Pixel Voice, Simone Kliass.

“Estamos vivendo também um boom de novas plataformas, novas formas de comunicar. Quando se fala de metaverso e de XR, a gente sempre pensa muito na imagem e nos óculos, mas eu penso no áudio. O áudio especializado é uma das coisas que causa essa sensação de presença. E a gente tem visto muitas iniciativas de áudio também. Os labs têm que ser usados para fazer surgir essas provocações”, defendeu.

Onde assistir

O Arena de Ideias é o webinar semanal, aberto ao público, promovido pela Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento que traz nomes de relevância no mercado para debater assuntos que estão em discussão na sociedade brasileira. Transmitido ao vivo, está disponível no YouTube , Spotify e Linkedin.

 

 

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.