Oficina Consultoria adquire participação da In Press e anuncia rede nacional

A Oficina Consultoria, agência especializada em gestão de comunicação e reputação, adquiriu a totalidade das cotas da In Press – integrante de um dos maiores grupos de comunicação do país – na sociedade que mantinham em conjunto. Com a operação, a Oficina passa a atuar de forma totalmente independente.
Em comunicado divulgado na última terça (24), as empresas apontaram que a operação inaugura uma nova fase e reflete o amadurecimento dos negócios e os interesses estratégicos das duas partes. “Ambas seguem atuando com respeito mútuo, certos de que valeram o aprendizado e os resultados gerados ao longo dos 14 anos da sociedade”, diz o informativo. Agora, a fundadora da Oficina Consultoria, Patrícia Marins, terá como sócias da Oficina Consultoria a atual CEO da empresa, Liliane Pinheiro, e a diretora-executiva Natália Lima.
Na largada da nova fase, a empresa apostará em inteligência artificial e na expansão do setor privado, com um investimento de R$ 10 milhões, e na nova Rede de Reputação e Influência – que já reúne 40 agências parceiras em todo o país –, em um modelo negócios colaborativos, inédito no setor das comunicações. Idealizada pela empresa, a Rede busca fortalecer a inteligência regional e hiperlocal, essencial na construção de comunicação e reputações em ambientes descentralizados e de alta complexidade. A expectativa é de crescimento de 20% nas oportunidades de negócios para as empresas da comunidade, em um setor que movimenta mais de R$ 2 bilhões ao ano, segundo o Anuário da Comunicação Corporativa.
“Estamos vivendo uma transição histórica. Esse movimento inaugura um novo momento para o setor de comunicação corporativa, mais alinhado com os princípios da nova economia: colaboração, inteligência em rede, flexibilidade e geração de valor mútuo. É uma resposta concreta aos desafios de um mercado em transformação”, afirma Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina.
Alternativa em um mercado em retração
A mudança surge em meio à retração do setor. Segundo o anuário da Aberje com o Valor Econômico, os investimentos em comunicação corporativa encolheram 14,8% em 2023. Neste cenário, enquanto fusões e aquisições se consolidaram como principal estratégia de crescimento, a Oficina aposta em outro caminho: uma comunidade de negócios baseada em governança compartilhada, complementaridade de expertises e capital relacional coletivo.
“Esse modelo já é consolidado em setores como tecnologia e startups. A inovação está em adaptá-lo à comunicação. É um formato testado, que gera eficiência e amplia resultados”, reforça Patrícia Marins.
Sem exclusividade, sem custos e com autonomia total, os participantes mantêm suas identidades jurídicas e operacionais. Além de atuarem juntos em projetos com divisão de receitas, têm acesso a mentorias, treinamentos, ferramentas de inteligência e canais de mercado.
Ações concretas e presença estratégica
Entre os primeiros projetos da Rede estão as agendas integradas para eventos como o Festival Curicaca – que acontece em outubro, com foco na Nova Indústria Brasil e na transformação digital – e iniciativas voltadas para a COP30. Os membros também terão acesso ao Órbita, plataforma de gestão de stakeholders desenvolvida pela Oficina.
A estrutura da comunidade conta com um Steering Committee e subcomitês temáticos como Admissão e Parcerias, Ética e Compliance e Desenvolvimento e Crescimento, que garantem agilidade nas decisões e consistência institucional. O uso do selo da Rede está condicionado à participação ativa e ao alinhamento com seus princípios.
“A comunicação tem papel central na transformação dos negócios e das instituições. A construção de reputação depende da mobilização de redes, da conexão entre saberes e da capacidade de gerar impacto real. Foi com esse olhar que estruturamos a Rede: uma plataforma viva de colaboração e inovação aplicada”, conclui Liliane Pinheiro, CEO da Oficina Consultoria.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































