Observatório da Imprensa e curso de Jornalismo da ESPM lançam primeiro episódio do podcast Cartas na Mesa

O Observatório da Imprensa e o curso de Jornalismo da ESPM, instituição associada da Aberje, lançaram o primeiro episódio do podcast Cartas na Mesa – Jornalismo em Foco, com uma série de debates sobre assuntos relevantes do Jornalismo. O primeiro episódio abordou o tema Desafios e oportunidades para maior governança ética do jornalismo brasileiro.

Uma das convidadas do episódio que abre a série é Flavia Lima, atual ombudsman da Folha de S.Paulo. Formada em direito e ciências sociais, ela é a sexta mulher – e a primeira negra – a ocupar o cargo. Flavia debateu com Jorge Roberto Tarquini, professor de gestão de empresas de mídia no curso de jornalismo da ESPM e sócio-proprietário da Scribas, com larga experiência como diretor de redação de publicações e autor de livros como Doce veneno do escorpião e o mais recente, Vinte mil pedras no caminho, sobre um ex-piloto de avião que acabou na cracolândia.
Entre as questões em pauta na discussão, como as boas práticas podem fortalecer o jornalismo neste momento, a relação entre informação e fonte – principalmente no contexto da Vaza Jato – e os modelos de negócio que sustentam a atividade.
Nas próximas quatro semanas, serão publicados os episódios restantes: “Como a lógica do clique favorece a desinformação” (Ricardo Fotios – ESPM/UOL e Aline Sordili – ESPM/Rede Record); “O legado e o futuro do Projeto Comprova” (Daniel Bramatti – Abraji/Estadão e Sérgio Ludtke – Projor/Comprova), “Feedback acionável: como as redações podem e devem conversar com a audiência” (Antônio Rocha Filho – ESPM e Gabriela Terenzi – Infomoney) e “Desafios e oportunidades para maior diversidade no jornalismo brasileiro” (Paulo Talarico – Agência Mural e Nina Weingrill – Énois Conteúdo).
Todos estarão disponíveis na página do Observatório da Imprensa e no Spotify.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































