O Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa que está em sua 6ª edição, aponta as 100 empresas mais Responsáveis e com melhor Governança Corporativa
A sexta edição do Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa no Brasil tem duas novidades em relação à edição anterior entre as top 10 empresas, com destaque para a Coca Cola que ganhou 7 posições, alcançando a 8ª posição no ranking, e a Apple, que subindo 2 posições, chega à 9ª posição.
Nas primeiras colocações do ranking segue a Natura em 1ª e Grupo Boticário na vice-liderança, seguido pela Ambev que subiu uma posição.
A pesquisa de campo ocorreu entre julho e dezembro de 2019, com 4.109 entrevistas realizadas. A metodologia inclui quatro avaliações com 11 diferentes fontes de informação. A seleção parte de uma entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a U$ 40 milhões, que apontam dez companhias com melhor Responsabilidade e Governança Corporativa. Para cada empresa escolhida, sinalizam duas fortalezas e uma fraqueza entre cinco valores: comportamento ético, transparência e boa governança, responsabilidade com os funcionários, compromisso com o meio ambiente e mudanças climáticas e contribuição à comunidade.
A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo população em geral, especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas econômicos, representantes do governo e gestores de mídias sociais. Na etapa final, também é feita uma avaliação de mérito a partir de respostas objetivas aos indicadores de Governança Corporativa inclusas em uma pesquisa respondida pelas próprias empresas.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados