Novo Nordisk lança projeto para difundir informações corretas sobre diabetes e obesidade em parceria com a Lupa
A Novo Nordisk, marca líder global em cuidados com a saúde e inovação farmacêutica, firmou uma parceria com a Lupa, uma das principais referências em checagem de fatos e combate à desinformação s no Brasil, com o intuito de combater a crescente onda de conteúdos falsos envolvendoassuntos relacionados à obesidade e diabetes, especialmente nas redes sociais.
De acordo com levantamento realizado pela revista Veja em 2018, emagrecimento, câncer e diabetes são os temas mais frequentes em notícias falsas sobre saúde no Brasil. Em outro estudo¹ realizado ro em cada dez brasileiros são impactados por pelo menos uma fake news por dia. Além disso, notícias dessa natureza têm 70% mais chances de serem compartilhadas do que as verdadeiras, o que enfatiza a relevância do projeto entre as duas empresas.
Para Simone Tcherniakovsky, diretora sênior de assuntos corporativos e sustentabilidade da Novo Nordisk, “a desinformação traz riscos em qualquer setor, mas, na área da saúde, o perigo é ainda maior. As fakes News têm um imenso poder de desestimular o paciente a continuar um tratamento, ou, ainda, buscar opções que podem levá-lo a ter graves consequências para sua saúde e segurança. O nosso objetivo é justamente disponibilizar informações confiáveis para aumentar a conscientização sobre doenças crônicas, como o diabetes e a obesidade, que, além de bastante prevalentes na população brasileira, crescem em ritmo alarmante no mundo inteiro. A iniciativa reflete o compromisso da Novo Nordisk e também da Lupa nessa missão de difundir conteúdos que tenham curadoria especializada para a sociedade”, explica.
O projeto vai ao ar no próximo dia 29 e contará com 8 reportagens, publicadas uma vez por semana, que estarão disponíveis na landing page da Agência Lupa. “As redes sociais já são fundamentais no nosso dia a dia e nos permitem consumir muito conteúdo sobre qualquer assunto, mas é também através delas que somos expostos a uma quantidade enorme de informações inverídicas, infundadas ou sem confirmação. Expandir o acesso a conteúdo de qualidade, desenvolvido por profissionais que realmente entendem do tema e podem explicá-lo de maneira adequada é um pilar da atuação da Lupa. Em saúde, uma fake news pode, de fato, custar a vida das pessoas, por isso é tão importante não apenas combater esse tipo de conteúdo, mas também garantir o acesso à informação correta e de qualidade “, enfatiza Natália Leal, CEO da Lupa.
1923-2023: 100 anos de combate às doenças crônicas graves
O lançamento da parceria encerra uma série de ações realizadas ao longo do ano em celebração ao centenário da Novo Nordisk. Entre as iniciativas, destaque para a exposição “100 anos Novo Nordisk: impulsionando mudanças por gerações”, que combinou interação física e virtual para mostrar o legado e a história da companhia; Touro Parade, exposta na Avenida Paulista, com cinco esculturas do touro Ápis, símbolo da Novo Nordisk desde sua fundação, estilizadas por artistas brasileiros contemporâneos; 100 anos em 100 dias, portal que, durante 100 dias, tem disponibilizado dicas de saúde e curiosidades sobre a história da empresa, diariamente até dezembro.
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