Nova plataforma digital da Fundação BB reúne soluções inovadoras

A Fundação Banco do Brasil, instituição associada da Aberje, lançou a Transforma! Rede de Tecnologias Sociais, uma plataforma colaborativa que terá ampla participação dos usuários cadastrados.
O canal digital reúne soluções simples, testadas e certificadas pela Fundação BB, que podem ajudar a resolver questões sociais como: amenizar a falta de água em região com escassez, gerar emprego e renda para as comunidades, melhorar a alimentação, combater a anemia ferropriva, transformar água salobra em água doce, cultivar alimentos livres de agrotóxicos, incluir pessoas cegas e com autismo de forma simples, e até compreender melhor as regras do Sistema Político Brasileiro de forma rápida e divertida entre outras. São experiências e conhecimentos capazes de gerar efetiva transformação social.
O ambiente que antes era chamado de Banco de Tecnologias Sociais (BTS), criado em 2001 na primeira edição do Prêmio, foi remodelado para dar mais autonomia às entidades na atualização dos dados e permitir que as tecnologias sociais se relacionem entre si, ampliando a troca de conhecimentos e o intercâmbio das metodologias, deixando-o mais dinâmico e mais interativo.
PLATAFORMA – Uma das demandas, foi a necessidade de remodelar o Banco de Tecnologia Social para uma plataforma mais colaborativa e que pudesse integrar a rede de pessoas que trabalham com tecnologia social.
A Fundação BB trabalhou nos últimos dois anos em uma solução para atender esta demanda e desta forma surgiu a Rede Transforma. A plataforma foi construída para ter design gráfico e responsivo, explorando imagens e vídeos para facilitar a interação do usuário.

O conceito de tecnologia social é apresentado logo na primeira página por meio de um vídeo no qual a roca de fiar indiana é exemplificada como uma tecnologia social. Ao lado do conceito tem um buscador, onde o internauta pode digitar uma palavra e encontrar as tecnologias sociais agrupadas, Na primeira página também é possível localizar as iniciativas certificadas por meio de oito temas: alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.
Logo abaixo, há duas grandes novidades, o blog e a agenda. No blog, os textos sobre tecnologias sociais e temas afins poderão ser publicados. A novidade é que os usuários poderão curtir, fazer comentários e compartilhar em redes sociais como o Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter. No espaço da agenda, atividades programadas relacionadas ao tema também poderão ser divulgadas.
Ao final da primeira página, os vídeos das tecnologias finalistas de outras edições do Prêmio de Tecnologia Social estão disponíveis para visualização e compartilhamento por meio das redes sociais. As outras novidades, estão na página da tecnologia social certificada. Há uma foto em alta resolução, com o nome, entidade, ano e as áreas temáticas vinculadas. Abaixo, já é apresentado o resumo, o endereço da entidade e vídeos vinculados à TS.
Um mapa georeferenciado onde é possível identificar a localidade de cada tecnologia social reaplicada, também é uma das novidades incluída para atender a Rede Transforma. Por fim, as iniciativas semelhantes aquela tecnologia, também são descritas ao final da página. “A Transforma! é uma rede colaborativa que terá ampla participação de internautas e contribuirá para que as pessoas possam divulgar suas iniciativas e colocar em contato instituições de diferentes regiões do Brasil e da América Latina. Ela é o principal instrumento utilizado pela Fundação BB para disseminar e apoiar a evolução das tecnologias sociais colaborando com o desenvolvimentosustentável”, destacou Fabrício Erick de Araújo, assessor da Fundação BB.
Acesse www.transforma.fbb.org.br e conheça as funcionalidades da Rede Transforma.
Destaques
- Com patrocínio da Petrobras, aula inaugural de curso sobre patrocínios culturais destaca governança e impacto social
- Relatório de Atividades 2024 da Aberje destaca conquistas e ações realizadas no ano
- Mulheres na comunicação corporativa: desafios e avanços na busca por equidade
- Comitês Aberje de Estudos Temáticos iniciam atividades de 2025; conheça os membros
- Resumo executivo dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos 2024 está disponível para membros
ARTIGOS E COLUNAS
Vânia Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!Marcos Santos O brilho é delas!Giovanni Nobile Dias Diálogo e narrativa: o poder do relacionamento duradouro com jornalistasElizeo Karkoski A Importância da Comunicação Interna na Cultura Organizacional parte 2 – níveis de maturidade