Nossos colunistas opinam: a campanha da Samarco para o desastre de Mariana é eficiente?
“Dialogar para Liderar” é o tema adotado para o ano de 2016 pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Neste espírito, damos início à prática de publicar opiniões diferentes e contrastantes entre nossos colunistas. Para começar, o tema em debate é a atual campanha de comunicação da Samarco sobre o desastre ambiental de Mariana.
Peça da Campanha (créditos: Samarco.com)
Samarco: melhor tarde do que nunca
Por Francisco Viana
“Nas crises, o importante é reagir de imediato. Ocupar espaços. Incentivar uma percepção diferente das coisas. Criar uma narrativa própria que seja alicerçada em fatos, não em ficções. Não ficar inerte. É o que a Mineradora Samarco está fazendo agora com comercial de TV.”
A nova tragédia da Samarco: sua campanha institucional
Por Renato A. A. Manzano
“A reputada mineradora conseguiu produzir a segunda catástrofe da sua história: desta vez jogou lama na sua comunicação social com uma campanha piegas e com tintas manipulatórias. Não precisava ser assim! Mas ainda há tempo de fazer direito…”
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025