Nossos colunistas opinam: a campanha da Samarco para o desastre de Mariana é eficiente?

“Dialogar para Liderar” é o tema adotado para o ano de 2016 pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Neste espírito, damos início à prática de publicar opiniões diferentes e contrastantes entre nossos colunistas. Para começar, o tema em debate é a atual campanha de comunicação da Samarco sobre o desastre ambiental de Mariana.
Peça da Campanha (créditos: Samarco.com)
Samarco: melhor tarde do que nunca
Por Francisco Viana
“Nas crises, o importante é reagir de imediato. Ocupar espaços. Incentivar uma percepção diferente das coisas. Criar uma narrativa própria que seja alicerçada em fatos, não em ficções. Não ficar inerte. É o que a Mineradora Samarco está fazendo agora com comercial de TV.”
A nova tragédia da Samarco: sua campanha institucional
Por Renato A. A. Manzano
“A reputada mineradora conseguiu produzir a segunda catástrofe da sua história: desta vez jogou lama na sua comunicação social com uma campanha piegas e com tintas manipulatórias. Não precisava ser assim! Mas ainda há tempo de fazer direito…”
ARTIGOS E COLUNAS
Juliana Moser A proximidade como ativo estratégicoCiça Vallerio Liderança, gênero e cultura do cuidado: o desafio além do discursoPaulo Nassar Mircea Eliade na Cidade Universitária
Destaques
- Além do monitoramento: IA avança sobre análise de risco, reputação e tomada de decisão na comunicação
- Conselho Deliberativo da Aberje elege novos membros
- Paulo Nassar participa da abertura do 5º Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário
Notícias do Mercado
- Grupo Boticário lança Relato Integrado 2025 com avanços em metas ESG
- 99 para Empresas lança campanha voltada à gestão de mobilidade corporativa
- Vivo promove debate sobre equilíbrio digital com colaboradores






























