15 de setembro de 2020

No Mês da Mobilidade, a 99 lança plataformas de conteúdos sobre as novas formas de conexão com as cidades

Com o mote “Pessoas e Cidades em reconexão”, a empresa estimula o debate e evidencia como a pandemia vem transformando a mobilidade no país

Em setembro, mês da mobilidade urbana, a 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana, convida a sociedade para repensar a locomoção nas cidades, estimulando a discussão sobre modos de deslocamento, promovendo a reconexão das pessoas com as cidades neste momento de retomada das atividades. Comprometida em prover soluções para melhorar a circulação e interação da sociedade com seus espaços, a empresa promove uma série de iniciativas para ampliar e qualificar o debate sobre o tema.

No website “Para Onde Vamos” (www.paraondevamos.com) é possível ler matérias, entrevistas com especialistas e artigos sobre o tema, além de descobrir, por meio de um quiz, o seu perfil e quem é você na mobilidade. A 99 também criou a série de podcasts “Melhores Conexões” com cinco episódios inéditos que serão disponibilizados no mês de setembro e trazem ao público um bate-papo descontraído sobre o tema com pesquisadores, permeado com histórias do cotidiano das cidades. Além disso, uma exposição virtual com a curadoria do Museu da Pessoa contará histórias de motoristas e passageiros de aplicativos de todo o Brasil. Há, ainda, uma parceria para apoiar o jornalismo independente por meio da ANF (Agência de Notícias das Favelas) e ampliar a discussão nas periferias, com conteúdos exclusivos sobre mobilidade publicados até dezembro..

“Nosso principal compromisso é democratizar o acesso às cidades por meio do transporte, assim como fomentar o debate sobre o tema para que todos se sintam parte da solução e reflitam sobre as diversas maneiras de se reconectar com as cidades, com opções convenientes, eficientes, acessíveis e seguras. Contribuindo para superar as desigualdades socioespaciais e ampliar o acesso à cidade e aos empregos” diz Pâmela Vaiano, diretora de Comunicação da 99.

O impacto da pandemia na mobilidade urbana

A pandemia afetou diretamente o modo como as pessoas se locomovem, pesquisa realizada pela 99 no final de julho, “Como as periferias se reconectam com a cidade”, revela que, quase um quarto dos entrevistados, 19% dos moradores da periferia não tiveram a oportunidade de se isolar e precisaram se deslocar pela cidade para ir ao trabalho. Outros 32% afirmaram já ter voltado efetivamente para as ruas nos últimos quatro meses. A pesquisa destaca ainda, que como forma de evitar aglomerações e contaminação pelo coronavírus no deslocamento, 54% dos moradores de bairros periféricos de quatro capitais brasileiras: Manaus, Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, passaram a utilizar mais os carros por aplicativo. A empresa que está presente em mais de 1.600 cidades e defende a diversidade e a integração modal como fator essencial para garantir o direito de ir e vir na cidade, observando essas mudanças de comportamento e a maneira como as pessoas se deslocam pelas cidades, notou a necessidade de apresentar soluções plurais.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *