PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
30 de junho de 2025

No Aberje Trends, Camila Achutti discutiu como palavras moldam o amanhã

Especialista debateu valores que orientam o uso da Inteligência Artificial em tempos de desordem digital
Mario Bucci
Camila Achutti no Aberje Trends 2025 (foto: Tati Nolla)
 
  • COMPARTILHAR:

Na 9ª edição do Aberje Trends, realizada na última quinta-feira (26), no Teatro Bravos, em São Paulo, profissionais de comunicação se reuniram para refletir sobre o papel da área e da tecnologia em um mundo marcado por instabilidade e transformação. Sob o tema “Comunicação, Identidade cultural e nova desordem mundial em tempos de Inteligência Artificial: com quais valores estamos programando o futuro?”, Camila Achutti, fundadora da Mastertech, conduziu uma provocação direta: “Muito da desordem vem da dificuldade de comunicação”.

+Na nova desordem mundial, comunicadores ganham protagonismo
+Ser CEO no Brasil exige resiliência em meio ao imprevisível
+Na era da IA e do excesso de informação, comunicação autêntica é desafio e prioridade
+O desafio das relações governamentais em tempos de polarização
+A história por trás de invenções que nasceram em tempos de incerteza
+Aberje Trends discute como comunicação interna pode fortalecer cultura e engajamento
+Painel do Aberje Trends mostra que COP30 amplia urgência da pauta climática nas empresas
+Na era da “verdade delivery”, empresas também enfrentam abismos comunicacionais
+Aula-show de José Miguel Wisnik encerra Aberje Trends com reflexão sobre musicalidade e sensibilidade na comunicação
+Veja as fotos do Aberje Trends 2025

A partir da metáfora da máscara, que segundo ela sintetiza o espírito da época, Camila convidou a plateia a refletir sobre os sentidos possíveis desse símbolo na era da IA: proteção, aparência ou interface? Um QR code projetado no telão permitiu que o público participasse da dinâmica em tempo real. O resultado apontou “aparência” como o significado mais associado, revelando a inquietação com a linha cada vez mais tênue entre ilusão e realidade. “Interface” foi o segundo colocado, seguido por “proteção”.

Durante o Aberje Trends 2025, Camila Achutti convida o público a responder perguntas (foto: Tati Nolla)

Para a palestrante, essa confusão é agravada pela forma como interagimos com os sistemas inteligentes. “A Apple publicou um artigo sobre a ‘ilusão do pensamento’. Ao pensar em aparência, se a humanidade não sair da simples leitura do lead e parar para entender como essa tecnologia funciona, não vamos conseguir resolver problemas”, alertou. Segundo ela, não basta ser um usuário leigo: é preciso compreender o funcionamento da tecnologia para fazer bons julgamentos – uma vantagem competitiva dos humanos, essencial neste cenário de desordem.

Camila também chamou atenção para o risco de se terceirizar a leitura de contexto à IA. “A IA vai ‘nivelar por baixo’, ela não tem a capacidade que nós temos de entender contextos. A questão deixou de ser se a IA é mais inteligente e passou a ser se ela é mais interessante”, afirmou. Para ela, a comunicação é o campo que diferencia as pessoas, e é pela linguagem que o ser humano vai manter o protagonismo.

Ao tratar da IA como interface, destacou a assimetria no uso da tecnologia, que frequentemente dá a ilusão de produzir conhecimento. “IA é uma máquina estatística. Não aprende, analisa dados para predizer. O ser humano aprende”, explicou. Camila citou a experiência de ensinar a filha pequena a não cuspir comida no chão. “Eu tive que gritar umas 10 vezes, mas ela parou. Com a IA eu ia ter que apresentar milhões de dados para chegar a um padrão”, brincou, arrancando risos da plateia.

Na dimensão da proteção, comparou a urgência de se compreender os limites e as regulações da IA à instrução de colocar primeiro a própria máscara de oxigênio em voos turbulentos. “Se você ainda não está por dentro dos movimentos regulatórios, esteja. Passou o tempo do hype – hoje, o ROI superou a euforia”, afirmou, referindo-se à transição do entusiasmo generalizado para a era dos agentes e da automatização, na qual a IA se torna parceira de trabalho – mas também desperta resistência e desconfiança nas equipes.

Ao final, Camila fez um chamado à responsabilidade dos comunicadores: “Tirem as máscaras e assumam o papel que devem ter. Palavras importam. Temos que ler o contexto, criar repertório, entender nossas vantagens competitivas, estudar o funcionamento da IA e priorizar a honestidade radical”.

O Aberje Trends 2025 contou com patrocínio da Arcelor Mittal Brasil, Arcos Dorados, BASF, Bayer Brasil, BHP, Gerdau, Itaú, Latam Airlines, Novo Nordisk e Stellantis, com apoio da Cortex, CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs Latam, Vivo e Tetrapak, e media partner da Propmark.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.