02 de setembro de 2015

Netshoes conduz projeto de cultura organizacional e se consolida como Grupo

Desde sua fundação, em 2000, a Netshoes se reinventou inúmeras vezes, sendo o primeiro e-commerce para artigos esportivos no Brasil – hoje o maior do mundo. Nos últimos 15 anos, a loja virtual evoluiu em seus serviços, reconhecimento e, em dezembro de 2014, anunciou o lançamento da Zattini, loja virtual focada em moda, que marcou a diversificação dos negócios. Agora, dando um passo além, a empresa se consolida como Grupo e conduz projeto de cultura organizacional para conectar as frentes de esporte e moda.
 
“Iniciamos a Netshoes como uma loja virtual de artigos esportivos. O lançamento da Zattini aumenta nossa atuação ao entrarmos em um novo segmento, o de moda. Com isso, estamos expandindo nossa atuação no mercado, ganhando ainda mais relevância na vida dos nossos clientes, além de atender e conquistar novos públicos e demandas. Isso só se torna possível com um olhar aprofundado em nossa cultura organizacional, que culminou na formalização do Grupo Netshoes”, explica Marcio Kumruian, CEO e fundador do Grupo Netshoes.
 
Do ponto de vista de gestão e Recursos Humanos, o primeiro mês de operação da Zattini (em dezembro do ano passado) foi impactante e serviu de referência para a importância do trabalho de cultura organizacional. “Novos perfis de colaboradores e até mesmo de parceiros comerciais começaram a coexistir. Somos uma única empresa com foco na experiência no e-commerce, seja moda ou esporte, e percebemos que, institucionalmente, precisávamos demonstrar essa evolução e que, juntos, fazemos parte de um Grupo com um único propósito”, explica Sergio Povoa, diretor de Recursos Humanos do Grupo Netshoes. 
 
O primeiro passo foi justamente entender e identificar os valores da companhia e revitalizar sua missão e visão. Conduzido de forma colaborativa, o projeto reuniu líderes dos diversos segmentos da companhia e representantes das áreas em espaços de colaboração e encontros para contação de histórias já vivenciadas na empresa. O objetivo foi identificar os valores que já existem e são vividos pelos colaboradores, conectando-os ao propósito da companhia em termos de missão e visão. 
 
De acordo com Povoa, o resultado desses encontros foi a constatação de diversos elementos e valores em comum a partir da atuação diária dos profissionais. “A identificação dos valores ocorreu de forma natural, pois todos contavam histórias que remetiam a pontos como agilidade da entrega, inovação, simplicidade e valorização das pessoas”, relembra o diretor de RH.
 
 
A origem da Netshoes é esporte e isso acabou se tornando um valor para a empresa. “Agregamos outros elementos a um ambiente que já nasceu descolado e inovador, onde qualidade de vida e bem estar são valorizados e vivenciados diariamente nas diversas ações de RH e endomarketing, integração, treinamento, e até mesmo no vocabulário.
 Além disso, pegamos carona no aspecto digital do nosso negócio e inovamos na forma de comunicar nossos valores, que será feito por hashtags que expressam nosso jeito de ser”, complementa.
 
A formalização do Grupo Netshoes é um marco na diversificação e crescimento dos negócios do e-commerce, que em 2014 teve faturamento de R$ 1,5 bilhão e pela primeira vez registrou fluxo de caixa operacional positivo. Na operação brasileira – a Netshoes atingiu o break even na margem EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) em 2014.
 
Lançamento #somosgruponetshoes
 
Para marcar o lançamento do Grupo, todas as instalações da Netshoes receberam o #somosgruponetshoes, evento em que os mais de 2.000 colaboradores dos edifícios corporativos e centros de distribuição participaram durante o mês de agosto. Marcio Kumruian, CEO e fundador do Grupo Netshoes, apresentou a iniciativa, relembrou a história da empresa, passou pelos valores da companhia e também reforçou a importância de todos nesta história de mais de 15 anos.
 
Na ativação do #somosgruponetshoes, houve também a reprodução da primeira loja física da Netshoes, fundada na rua Maria Antônia na cidade de São Paulo em 2000. A instalação também relembrou grandes momentos da empresa, como o início das operações online em 2002, foco apenas no e-commerce em 2007 ao fechar de 7 lojas físicas, início das operações na Argentina e México, lançamento da Zattini e outros.
 
Nova identidade visual
 
A nova identidade da companhia é conceitualmente mais ampla. As diretrizes de marca do Grupo Netshoes respeitam as características dos preceitos de marca já existentes da Netshoes e Zattini, que não sofreram alterações. “Estamos conversando com públicos distintos e que precisam ser respeitados. Por exemplo, optamos por ter como cor principal o cinza, pois ele é neutro. Ao mesmo tempo, não podemos deixar de lado as demais cores que fazem parte da identidade da Netshoes ou da Zattini, que compõem os atributos das marcas (jovem, moderna e descolada). Essas cores – que são as principais para as marcas das lojas virtuais – vêm como apoio”, explica Bruno Couto, head de marketing e comunicação do Grupo Netshoes. 
 
Essas mudanças serão percebidas principalmente pelos colaboradores, nas instalações, comunicação interna, assinaturas dos e-mails, cartões de visita e outros, que passarão a assumir a identidade visual do Grupo, enquanto parceiros e mercado notarão a mudança de forma mais sútil. “Nosso desafio é gerar a percepção de que todos daqui fazem parte de algo maior, de explorar, por exemplo, todo o reconhecimento de logística, TI, central de relacionamento, que antes eram vistos apenas como Netshoes, para o Grupo como um todo. Isso também será importante para nossos contratos B2B, por meio dos quais gerimos lojas virtuais de marcas ou até mesmo de outras empresas para seus colaboradores. Para o consumidor final, essa percepção deverá ter um impacto menor”, afirma Couto.
 
Sobre o Grupo Netshoes 
 
Responsável pelas lojas virtuais Netshoes e Zattini, o Grupo Netshoes opera mais de 25 lojas oficiais de clubes de futebol, marcas esportivas, além de parceiros como NBA, NFL, UFC, Havaianas, Puma, Timberland, Topper e Mizuno.
 
O Grupo nasceu em 2000 com a fundação da Netshoes –  uma loja física de calçados na cidade de São Paulo. Dois anos depois, a empresa resolveu apostar em seu DNA digital e inovador ao levar a loja para a internet e ampliar sua atuação para o esporte. Em 2007, a Netshoes deu o grande passo digital ao apostar em uma operação exclusivamente online e, hoje, essa vitrine virtual é apontada como o maior e-commerce de artigos esportivos do mundo, com operações no Brasil, Argentina e México.
 
Em 2014, com o sucesso da operação online da Netshoes e com a missão de conectar as pessoas a uma vida com mais estilo e simplicidade, a empresa ampliou sua atuação para o segmento fashion, com o lançamento da Zattini, sua loja virtual de moda.
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