Neoenergia monitora parques eólicos e solares por meio de inovação desenvolvida com startup e universidade
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/89851/Neoenergia-470x300.png)
Plataforma SOFIA, que teve origem no Hackathon Neoenergia na UFRN, coleta dados de ocorrências nos locais monitorados e permite mais agilidade no controle de projetos
O desenvolvimento de novas soluções para melhoria contínua de processos faz parte da estratégia de negócio da Neoenergia em todas as suas áreas de atuação. Em gestão de recursos renováveis, a companhia vem apresentando resultados do uso de uma nova tecnologia desenvolvida pelo tripé de inovação empresa, startup e universidade: é o Software de Incidências Automáticas (SOFIA), que acompanha torres de medições necessárias para viabilidade e operação de parques eólicos e solares da companhia. A ferramenta passou a ser utilizada em 2021, após cinco meses de desenvolvimento. Em um ano de uso, a Neoenergia reduziu em 90% os custos utilizados para esse tipo de controle.
Por meio de sensores de medição utilizados no SOFIA, as equipes identificam ações como intensidade e direção dos ventos, radiação global e difusa, temperatura, umidade e pressão. Pelo software, é possível ainda ver o mapa com a geolocalização das torres, saber a data de instalação, realizar comparações de funcionamento de equipamentos e acompanhar os projetos e solicitações.
A plataforma foi criada pela área de Renováveis da Neoenergia, em parceria com a Loomi, empresa especializada em soluções digitais, e levou cerca de dois anos para ser finalizada. A ideia do projeto surgiu em 2019, durante o 2º Hackathon Neoenergia, realizado pela Superintendência de Inovação e Sustentabilidade da companhia junto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento faz parte do Programa Universidades, iniciativa global da Iberdrola para incentivar a troca de conhecimento, atrair talentos e reforçar o vínculo com o mundo acadêmico.
“Alguns fatores foram motivadores para a criação da ferramenta, como o aumento da confiabilidade na análise de dados nas incidências, a redução de custos e do tempo da equipe interna. Com a precisão das informações, os profissionais ganharam agilidade para tomar as decisões necessárias”, declara Laura Porto, Diretora Executiva de Renováveis da Neoenergia.
Atualmente todas as torres eólicas e solares dos projetos estão sendo monitoradas com o auxílio da tecnologia, incluindo as do complexo Neoenergia Oitis, complexo eólico localizado entre o Piauí e a Bahia que será o maior da companhia no segmento, e do Neoenergia Luzia, complexo solar na Paraíba.
As informações são geradas diariamente pela tecnologia e permitem decisões mais rápidas e precisas, em caso de necessidade de intervenções em ocorrências relevantes. Além dos alertas diários, também são realizados relatórios e gráficos mensais sobre os projetos da companhia através da análise dos dados captados e armazenados de forma segura.
“A visão de cultura da inovação da Neoenergia está intrinsecamente ligada ao conceito de intraempreendedorismo. A empresa promove programas internos como hackathons que exploram o potencial criativo do ecossistema de inovação e dos colaboradores, revelando talentos e desenvolvendo soluções que agreguem valor ao negócio. A área apoia outros departamentos para que as equipes tirarem ideias do papel, botá-las em prática, e acompanhar seus resultados de forma coordenada e alinhada com a governança e estratégia de inovação da companhia”, afirma Francisco Carvalho, superintendente de Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Neoenergia.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires