Museus brasileiros receberam 29 milhões de pessoas em 2016
Os museus brasileiros receberam, em 2016, quase 29 milhões de visitantes, segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). A pesquisa (clique aqui para conferir o PDF) foi feita com 920 instituições por meio da aplicação do Formulário de Visitação Anual (FVA).
De um total de 3.634 museus, 980 responderam o FVA – 60 informaram não realizar contagem de público. Foram 433 no Sudeste, 275 na região Sul, 172 no Nordeste, 59 no Centro-Oeste e 41 no Norte. No estado de São Paulo, um projeto pioneiro está possibilitando que estudantes, seus familiares e professores da rede pública visitem museus da capital, aliando cultura e educação em uma única experiência. Muitos estão tendo a oportunidade, pela primeira vez, de conhecer um museu.
Realizado pela Associação Parceiros da Educação, com apoio da Tomara! Educação e Cultura, o projeto Conexões Culturais: museu, comunidade e escola, está levando, entre os meses de setembro e dezembro, 3,5 mil pessoas entre estudantes, professores e familiares de diferentes municípios a quatro museus localizados na capital paulista. No total, serão realizadas 80 visitas educativas nos museus Pinacoteca de São Paulo, Museu Afro Brasil, Memorial da Resistênciade São Paulo e Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Atualmente, não há um programa cultural específico para escolas públicas no Estado de São Paulo voltado à visitação em museus. “Os quatro museus foram selecionados para possibilitar o alinhamento das visitas ao conteúdo curricular e fomentar debates entre os estudantes participantes”, explica a diretora executiva da Parceiros da Educação, Lúcia Fávero.
Participam das visitas estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, pais, responsáveis e professores de 20 escolas estaduais que já contam com o apoio da Parceiros da Educação localizadas na capital e região metropolitana, além de escolas das cidades de Santos, Americana, Campos do Jordão, Praia Grande, Ibiúna, Pindamonhangaba e São José dos Campos.
De acordo com as gestoras do projeto, as visitas pretendem despertar o interesse dos estudantes pela arte e pelos acervos dos museus paulistas, incentivar a valorização do patrimônio cultural do Estado e promover a experiência entre familiares e estudantes em conhecerem estes espaços da cidade. As visitas das famílias, por exemplo, acontecem em dias específicos e o roteiro educativo tem uma abordagem direcionada a esse público.
O Projeto Conexões Culturais: museu, comunidade e escola é uma realização da Parceiros da Educação e da Tomara! Educação e Cultura por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC/ICMS – Governo do Estado de São Paulo) e conta com o patrocínio do associado da Aberje, Instituto Votorantim, e apoio da também associada Suzano Papel e Celulose e do Grupo Pereira.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025