Museu do Futebol leva exposição que homenageia Barbosa à Estação Clínicas do Metrô
Conteúdo da mostra “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa” ficará disponível na estação de 20 de outubro a 30 de novembro
Em cartaz no Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a exposição “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa” vai ganhar outro espaço na cidade de São Paulo: a Estação Clínicas do Metrô. Fruto da parceria entre o museu e a Linha da Cultura do Metrô, a partir de 20 de outubro a estação vai receber parte da expografia e dos textos da exposição que homenageia goleiros e goleiras a partir da figura de Moacyr Barbosa (1921-2000), ídolo da Seleção Brasileira e do Vasco.
Entre os conteúdos exibidos estarão uma linha do tempo com a história das regras do futebol e da criação da posição de goleiro, que completa 150 anos em 2021; as diversas palavras utilizadas para designar a posição, como “arqueiro” e “guarda-metas”; frases de goleiros e goleiras célebres; e os 10 mandamentos do goleiro, texto escrito por Barbosa na década de 50 que elenca as principais habilidades de que um jogador dessa posição precisa dispender.
Nessa experiência, o passageiro do metrô se torna visitante e poderá também conhecer mais sobre a vida e a carreira de Barbosa, que foi injustamente responsabilizado pela derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950 e cuja trajetória escancara como opera o racismo no Brasil.
“Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa” ficará disponível para o público na Estação Clínicas até o dia 30 de novembro. Já no museu, localizado embaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu, a mostra seguirá aberta até 30 de janeiro de 2022.
PATROCÍNIO E APOIO
A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o programa “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: SporTV/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil e Pinheiro Neto Advogados. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
A exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, parte da Temporada do Museu e em cartaz até 21/11, conta com patrocínio do SporTV, e com apoio da EMS Farmacêutica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiro a Poker Esportes e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados