28 de janeiro de 2022

Museu do Futebol lança campanha de apoio a ações de pesquisa e divulgação do futebol de mulheres

Instituição recebe doações de pessoas físicas a partir de 25/1. Kit de recompensa inclui cartaz e bag exclusivas, além de acesso livre ao Museu.

O Museu do Futebol lança nesta terça-feira, 25/1, uma campanha de arrecadação com pessoas físicas visando financiar ações de pesquisa, preservação e visibilidade para o futebol de mulheres e sua história no Brasil. Contribuindo com o valor sugerido de R$ 95, os doadores e doadoras recebem como recompensa um poster com a manchete histórica “Proibido pela polícia o futebol feminino”, publicada no periódico A Batalha em 1941, que está na exposição principal do Museu; uma ecobag ilustrada com a fachada do Estádio do Pacaembu; e uma carteirinha digital que dá acesso gratuito ao Museu do Futebol ao longo de 2022. Cartaz e ecobag são itens exclusivos e com tiragem limitada.

Para fazer uma doação basta acessar o site do Museu (www.museudofutebol.org.br) e preencher o formulário disponível. A equipe do Museu entrará em contato para orientar sobre o depósito e depois fará o envio das recompensas.

O Museu do Futebol vem atuando sistematicamente para estimular a pesquisa e a visibilidade da história do futebol de mulheres no Brasil. A modalidade chegou a ser proibida por decreto-lei entre 1941 e 1979 sob o argumento de que era “incompatível com a natureza feminina” – mas boa parte da população, e mesmo fãs de futebol, desconhecem esse fato. Por isso, a importância de estimular a pesquisa e a visibilidade dessa história.

A instituição já realizou duas exposições temporárias sobre o futebol de mulheres – uma delas deixou um legado na exposição principal, com a inclusão de atletas do feminino em vários espaços. Tem também exposições virtuais disponíveis no Google Art and Culture e o audioguia Mulheres do Futebol, disponíveis gratuitamente nos canais do Museu na internet.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *