Museu do Futebol exibe três curtas pernambucanos nas redes sociais
19 de junho de 2020
  • English

O programa Cinema na Rede, parceria entre Museu do Futebol –  instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e associda da Aberje – e o CINEfoot, vai exibir neste sábado (20/6), às 21h30, uma sessão especial com três curtas-metragens pernambucanos. Os filmes serão transmitidos pelo Facebook e Youtube.

O primeiro curta, “Um time, 11 judeus”, narra a história do Israelita Sport Club, que se tornou a representação fiel da colônia judaica do Recife, disputaram três campeonatos pernambucanos, de 1931 a 1933, e conseguiram apenas uma vitória. Os resultados dentro das quatro linhas pouco importavam, na verdade, para um time que fugiu da Primeira Guerra Mundial.

Na sequência, o programa exibe documentário sobre a história da rubro-negra “Dona Maria: a mulher por trás da personagem”. Torcedora icônica do Sport Club do Recife, completou dia 23 de janeiro de 2020, 95 anos de luta. Por trás da personagem, a Maria órfã, doméstica, retirante e obstinada. Estes dois primeiros filmes são reportagens produzidas pelo Diario de Pernambuco.

O último filme da sessão será “Um artilheiro no meu coração”, sobre o homem que poderia ter sido o primeiro grande herói do futebol brasileiro: Ademir Marques de Menezes, o Queixada, pernambucano revelado pelo Sport, e considerado um dos maiores ídolos da história do Vasco da Gama. Teve passagem marcante pelo Fluminense, mas foi na Seleção Brasileira que experimentou seu maior momento, artilheiro da Copa de 1950 com 9 gols. Até hoje, o recorde de um brasileiro numa mesma edição de Copa do Mundo. A surpreendente derrota na grande final, para o Uruguai, dentro do Maracanã, escondeu não apenas a história de Ademir Menezes, mas a de toda uma geração de craques brasileiros.

O programa Cinema na Rede faz parte da campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que proporciona alternativas de lazer para a população durante o período de distanciamento social em vigor para o combate ao coronavírus. Esta sessão terá o apoio do Acervo da Bola e do Sport Club do Recife, que também transmitirão os filmes em suas páginas do Facebook.

No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

No Facebook: https://pt-br.facebook.com/museudofutebol/

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.