29 de outubro de 2021

Museu do Futebol debate envelhecimento, Alzheimer e cuidados com idosos no 2º Simpósio Revivendo Memórias

Transmitido por Zoom no dia 4/11, o evento reúne médicos, educadores e especialistas para falar sobre o envelhecer saudável e o projeto que busca o resgate de memórias afetivas

Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Museu do Futebol realiza a segunda edição do Simpósio Revivendo Memórias na próxima quinta-feira (4), às 19h30, via Zoom. O evento abordará aspectos psicossociais do envelhecimento, prevenção e mitigação da doença de Alzheimer, cuidados diários com os idosos e a paixão para o resgate de memórias afetivas no projeto Revivendo Memórias.

O Revivendo Memórias foi criado em 2019 pelo Núcleo Educativo do Museu do Futebol em parceria com o Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Universidade de São Paulo. A partir de visitas realizadas pelos educadores a pessoas com Alzheimer e seus cuidadores, buscou-se trabalhar o resgate de suas memórias afetivas utilizando os conteúdos presentes no acervo do museu. Em 2020, com a pandemia, o projeto foi adaptado para as plataformas virtuais e ampliado para idosos sem Alzheimer, pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.

Para falar da experiência e do trabalho do Revivendo Memórias, parte integrante do programa Museu Amigo do Idoso, participarão do debate o pesquisador e criador do projeto Revivendo Memórias, Carlos Chechetti; a médica neurologista da Faculdade de Medicina da USP, Sonia Brucki; o psicólogo e professor de Psicologia da FMU, Lucio Ferracini; a coordenadora do Núcleo Educativo do Museu do Futebol, Ialê Cardoso; além de Roberto Angelina Hungria, participantes do projeto e criadores do curso de prevenção de quedas e saúde do idoso. A mediação será do educador Diego Sales.

O evento será voltado para estudantes e pesquisadores do envelhecimento, cuidadores de idosos e público interessado no tema. É necessário fazer inscrição prévia pelo Sympla: https://bityli.com/0HQheG, e haverá emissão de certificado para os participantes.

O programa Museu Amigo do Idoso conta com o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os atendimentos do Revivendo Memórias a pessoas com Alzheimer, parte do Museu Amigo do Idoso, são realizados em parceria com o Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento Hospital das Clínicas de São Paulo.

  • COMPARTILHAR: