Municípios atendidos pela BRK Ambiental são destaques em ranking nacional de saneamento básico

As cidades de Palmas (TO), Rio Claro (SP) e Cachoeiro de Itapemirim (ES), todas atendidas pela BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do Brasil e associada da Aberje, estão entre os destaques do Ranking ABES da Universalização do Saneamento deste ano, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).
A pesquisa avalia o percentual dos municípios brasileiros com acesso aos serviços de saneamento básico, que engloba abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e administração adequada dos resíduos sólidos. As cidades foram organizadas em quatro categorias: “rumo à universalização” (489 a 500 pontos), “compromisso com a universalização” (450 a 488 pontos), “empenho para a universalização” (200 a 449 pontos) e “primeiros passos para a universalização” (abaixo de 200 pontos).
O ranking aponta Palmas (TO) como a única capital da região Norte na categoria “compromisso com a universalização” – o tratamento de esgoto alcançou 75,46% do município, de acordo com o ranking deste ano, contra 44,88% em 2018.
A cidade de Rio Claro (SP) aparece como um dos melhores municípios de grande porte na categoria “rumo à universalização”, com notas máximas em abastecimento de água e tratamento de esgoto (500 pontos).
O município de Cachoeiro de Itapemirim (ES) é citado na categoria “compromisso com a universalização”, em cidades de grande porte, que registrou um salto de 77,56% no índice de tratamento de esgoto de 2018 para 97,89% em 2019.
Ainda entre as cidades de grande porte, na categoria “empenho para universalização”, o ranking apresenta Sumaré (SP), com índice de abastecimento de água de 98,82%, e Blumenau, com o abastecimento de água em 99,96%. Já Mauá é citada no segmento “compromisso com a universalização”, com tratamento de esgoto de 90,56%.
Destaques
- Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú promovem master class sobre comunicação e impacto social para Mestrado Profissional
- Primeira reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional discute o desafio da reputação em tempos de hiperconectividade
- Chefe de Educação do Unicef Brasil debate comunicação em Masterclass no dia 21
- Primeiro encontro do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate desafios e caminhos para a mensuração
- Especialistas discutem futuro da área de comunicação em debate para o Anuário da Comunicação Corporativa de 2025
ARTIGOS E COLUNAS
Carina Almeida SXSW: Um viva às pessoas no debate sobre inovação!Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dadosVânia Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!