‘Mudança’ é a Palavra do Ano para os brasileiros, aponta pesquisa
![](/wp-content/uploads/2024/01/clear.gif)
Mudança é a palavra que melhor traduz o ano de 2018 para 34% dos brasileiros, na votação que determinou a #PalavradoAno2018, iniciativa realizada pela Cause, associada da Aberje, e pela Ideia Big Data.
As cinco finalistas desta edição foram: medo, esperança, luta, mudança e caos. O termo Mudança representa bem o sentimento da população com o Brasil em 2018, segundo avaliação do cientista político Leandro Machado, sócio-fundador da CAUSE. “A palavra do ano 2018 traduz bem o espírito da nossa época”, afirma Machado. “Mudança costuma ser um sentimento típico de anos eleitorais, mas o que percebemos em 2018 é que isso veio com muito mais força. É algo marcante de um ano em que o debate eleitoral expôs nossas maiores mazelas”.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a pesquisa da Palavra do Ano é realizada pela CAUSE, consultoria que apoia marcas e organizações a identificar e fazer a gestão de suas causas. Desde 2017, a iniciativa tem a parceria do Ideia Big Data, empresa de pesquisa e consultoria de dados. “A Palavra do Ano nos dá uma luz sobre o sentimento geral da opinião pública”, diz o presidente do Ideia Big Data, Maurício Moura. “Agora nos resta aguardar ansiosamente por 2019 para saber como essa mudança vai se materializar na mente dos brasileiros”.
Em 2016, a escolhida foi indignação; em 2017, corrupção. Segundo Machado, as duas primeiras edições também refletiram o momento em que o país vivia, com a economia em recessão em 2016 e o forte apelo no combate à corrupção, no ano passado.
As finalistas da edição 2018 foram determinadas depois de duas pesquisas com universo representativo da população realizadas no primeiro e no segundo semestres. No total, o levantamento recebeu mais de 5000 respostas. Cerca de 600 palavras diferentes foram citadas.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires