‘Mudança’ é a Palavra do Ano para os brasileiros, aponta pesquisa
Mudança é a palavra que melhor traduz o ano de 2018 para 34% dos brasileiros, na votação que determinou a #PalavradoAno2018, iniciativa realizada pela Cause, associada da Aberje, e pela Ideia Big Data.
As cinco finalistas desta edição foram: medo, esperança, luta, mudança e caos. O termo Mudança representa bem o sentimento da população com o Brasil em 2018, segundo avaliação do cientista político Leandro Machado, sócio-fundador da CAUSE. “A palavra do ano 2018 traduz bem o espírito da nossa época”, afirma Machado. “Mudança costuma ser um sentimento típico de anos eleitorais, mas o que percebemos em 2018 é que isso veio com muito mais força. É algo marcante de um ano em que o debate eleitoral expôs nossas maiores mazelas”.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a pesquisa da Palavra do Ano é realizada pela CAUSE, consultoria que apoia marcas e organizações a identificar e fazer a gestão de suas causas. Desde 2017, a iniciativa tem a parceria do Ideia Big Data, empresa de pesquisa e consultoria de dados. “A Palavra do Ano nos dá uma luz sobre o sentimento geral da opinião pública”, diz o presidente do Ideia Big Data, Maurício Moura. “Agora nos resta aguardar ansiosamente por 2019 para saber como essa mudança vai se materializar na mente dos brasileiros”.
Em 2016, a escolhida foi indignação; em 2017, corrupção. Segundo Machado, as duas primeiras edições também refletiram o momento em que o país vivia, com a economia em recessão em 2016 e o forte apelo no combate à corrupção, no ano passado.
As finalistas da edição 2018 foram determinadas depois de duas pesquisas com universo representativo da população realizadas no primeiro e no segundo semestres. No total, o levantamento recebeu mais de 5000 respostas. Cerca de 600 palavras diferentes foram citadas.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasPaulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicaçãoThais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação Financeira