Movimento Energia do Bem, da Energisa, doa R$ 5 milhões para combate à Covid-19
O Grupo Energisa, associado da Aberje, por meio do movimento “Energia do Bem”, já doou R$ 5 milhões a 12 iniciativas nos 11 estados onde a empresa atua na distribuição de energia. Entre elas, está a aquisição de 11 respiradores pulmonares para hospitais de Minas Gerias e Sergipe e de outros 11 aspiradores portáteis para o Hospital da Criança, no Acre .
Na frente de saúde e assistência social, vale destacar a calibragem de 276 respiradores que estão sendo consertados pelo Senai em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do apoio na logística para recolhimento de respiradores em hospitais do Mato Grosso do Sul. “Essa é uma das muitas frentes de uma ampla rede de solidariedade liderada pela empresa, em parceria com entidades como Senai, CNI, IEL, FIEMG, Unesco, entre outras. O nosso objetivo conjunto é contribuir para minimizar o impacto da pandemia de Covid-19 por meio de ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, prevenção, cultura e comunicação, entre outras”, destaca Daniele Salomão, vice-presidente de Pessoas e Gestão da Energisa.
A empresa doou ainda 6,7 mil máscaras do tipo N95 a hospitais de estados em que está presente e distribuiu 500 protetores faciais a hospitais nas áreas de concessão da Energisa Minas Gerais e da Energisa Nova Friburgo.
Outra ação foi a distribuição de 65 mil máscaras para a Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul para serem entregues principalmente a comunidades indígenas. Os EPIs também serão distribuídos para idosos e estão sendo produzidos por uma ONG local que atende a mulheres vítimas de violência doméstica.
O Grupo Energisa fez também uma doação de R$ 1,5 milhão para a campanha “Unidos contra a Covid-19”, iniciativa do Instituto Acende Brasil que visa ajudar a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a produzir testes rápidos para diagnóstico da doença.
Em Rondônia, a Energisa distribuiu 2 mil cestas básicas para o projeto SOS RO, organizado pelo Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Justiça.
A empresa está veiculando, em 223 cidades com baixo IDH, informativos com dicas para evitar o contágio por meio de carros de som e rádios comunitárias, tipo de comunicação mais efetivo nessas localidades. “Muitas destas cidades e bairros periféricos não possuem leitos de UTI, por isso, achatar a curva de casos de Covid-19 é ainda mais importante nesses locais”, ressalta Daniele Salomão.
Outra frente do movimento é a capacitação profissional. Em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Senai, foram abertas 100 mil vagas em cursos de educação à distância voltados a competências técnicas transversais e à indústria 4.0, como Educação Ambiental, Empreendedorismo e Inteligência Artificial.
FINANCIAMENTO COLETIVO – A Energisa liderou ainda uma campanha de financiamento coletivo em apoio a instituições que cuidam de idosos nos 11 estados nos quais atua. Em parceria com a plataforma Evoé, a campanha funcionou no modelo de matchfunding, no qual para cada R$ 1 doado, a Energisa aportou mais R﹩1 até alcançar a quantia de R$ 125 mil.
No campo da educação e cultura, foram desenvolvidas ações como a realização do festival “Fique em Cena”, com lives de música de artistas locais para arrecadação de recursos no formato crowdfunidng, uma vez que ficaram sem seu principal meio de sustento devido à suspensão dos espetáculos nas Usinas Culturais do Grupo . Cerca de 40 músicos se apresentaram em oito dias de evento.
O movimento também está levando cinema à população com a mostra “Fique em Casa”, por meio da plataforma http://www.poloaudiovisual.tv. Trata-se de um serviço de streaming gratuito com filmes nacionais produzidos no Polo Audiovisual da Zona da Mata (MG) e em outras regiões do país, todos patrocinados pela Energisa. “No HUB do ‘Movimento Energia do Bem‘, nossos parceiros disponibilizaram conteúdos educativos e de capacitação profissional”, reforça Daniele Salomão.
Destaca-se também uma curadoria de conteúdos da Biblioteca Digital da UNESCO, de domínio público. Além disso, o Instituto Efort, parceiro do Grupo Energisa em ações de Eficiência Energética, disponibilizou jogos educativos sobre o Covid-19 e outros utilizados no programa Nossa Energia .
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados