Mostra 3M de Arte lança publicação comemorativa de suas 10 edições, ampliando a discussão entre o coletivo e urbano
24 de março de 2021
  • English

Edição especial de 10 anos promoverá em 2021 programa público online de discussões com artistas e convidados e itinerância de trabalhos por São Paulo e Campinas

Créditos: Daniel Frota de Abreu

 

Como parte das ações de celebração das 10 edições da Mostra 3M de Arte, que iniciou em abril de 2020 com a abertura de um edital de seleção de trabalhos para a exposição, realizada em novembro do mesmo ano no Parque Ibirapuera, São Paulo, foi lançado o catálogo comemorativo do projeto.

Com organização de Camila Bechelany, curadora da 10a Mostra 3M, o livro é o resultado de duas frentes de trabalho. A primeira, constituída pelo registro da exposição, inclui 3 textos críticos, das curadoras Camila Bechelany e Khadyg Fares e da artista e professora Giselle Beiguelman, autora convidada, e documenta as 10 obras da mostra com um caderno de imagens coloridas. Também nesta seção, há o registro do processo de trabalho e pesquisa de cada uma das 10 obras da exposição de 2020, em páginas desenvolvidas pelos artistas em colaboração com o designer do livro, o artista e designer Daniel Frota de Abreu, seguidas de um conjunto de textos das curadoras apresentando as obras e aprofundando as questões levantadas por elas.

Com a temática “Lugar Comum: travessias e coletividades na cidade”, o conceito desenvolvido para a 10ª Mostra 3M de Arte explora a relação de cada indivíduo como participante ativo e receptivo no meio urbano. A proposta curatorial nos faz refletir que por meio de nossas experiências particulares e coletivas temos papel de agentes transformadores do espaço público.

A segunda seção do livro dedica-se a uma pesquisa de caráter retrospectivo dos dez anos da Mostra 3M, e conta com entrevistas realizadas pelas curadoras com todos os profissionais responsáveis pela curadoria das exposições anteriores, bem como imagens das nove últimas edições da mostra. Os curadores entrevistados são: Allan Szacher, Claudia Giannetti, Daniel Lima, Julius Wiedemann, Gisela Domschke, Giselle Beiguelman, Paulo Miyada além das organizadoras da Mostra Fernanda Del Guerra e Soraya Galgane.

A publicação é bilíngue português e inglês e a versão on-line do livro pode ser consultada no site www.mostra3mdearte.com.br.

A 10ª Mostra 3M de Arte se estende pelo ano de 2021 com um programa público online que promoverá semanalmente, no instagram do projeto, conversas e reflexões com artistas e convidados de diferentes setores da sociedade. A programação terá início em 14 de abril e poderá ser consultada em breve no instagram @mostra3mdearte. A celebração ainda prevê a instalação de algumas obras em pontos estratégicos de São Paulo e Campinas, mas isso será definido assim que a situação pandêmica estiver em melhor fase.

Exposição que aconteceu em novembro de 2020 no Parque Ibirapuera pôde ser vista e experimentada por mais de 250 mil pessoas, sem aglomerações e respeitando todos os protocolos da pandemia

A 10ª Mostra 3M de Arte apresentou dez trabalhos inéditos, sendo 06 selecionados via edital público e 04 de artistas convidados pela curadora, Camila Bechelany. Os artistas foram desafiados a pensar e repensar os trabalhos para que fizessem sentido e ao mesmo tempo fossem possíveis em um mundo em pandemia.

Artistas e obras:
Camila Sposati: “Teatro Parque Arqueológico”
Cinthia Marcelle: “Geografia, da série Unus Mundus (São Paulo)”
Coletivo Foi à Feira: “Objeto Horizonte”
Diran Castro: “Entre o Mundo e Eu/A caminho de casa”
Gabriel Scapinelli e Otávio Monteiro: “[terra> tijolo= forno] + farinha x pão”
Lenora de Barros: “O QUE OUVE”
Luiza Crosman: “O mundo versus o Planeta”
Maré de Matos: “Púlpito Público”
Narciso Rosário: “Canteiro Suspenso”
Rafael RG: “O Brilho da Liberdade Diante dos Seus Olhos” e “Astral”

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.