Morre Sebastião Salgado, ícone da fotografia humanista e ambiental, aos 81 anos

O fotógrafo Sebastião Salgado faleceu nesta sexta-feira, aos 81 anos, em Paris, na França. A informação foi divulgada pelo Instituto Terra, fundado pelo fotógrafo.
“Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”, destacou o Instituto na nota de falecimento publicada em seu site.
Ao longo de sua vida, atuou como economista até o início dos anos 1970, quando passou a dedicar-se à fotografia. Trabalhou como fotógrafo independente e também junto a diversas agências. Nos últimos anos, concentrou-se em obras dedicadas à defesa da Amazônia, sua natureza e seus povos. Alguns de seus trabalhos mais famosos são “Trabalhadores” (lançado em 1996, reunindo fotos de 1986 a 1992), “Êxodo” e “Retratos de Crianças do Êxodo” (2000), “Gênesis” (2013) e “Amazônia” (2021).
Salgado também dedicou-se a causas ligadas ao meio-ambiente e, em 1998, fundou com sua esposa, Lélia Wanick Salgado, o Instituto Terra, dedicado à recuperação ambiental no Vale do Rio Doce e à preservação da biodiversidade da Mata Atlântica.
Destaques
- Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno
- Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
- Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
- Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
- Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade
ARTIGOS E COLUNAS
Leonardo Müller ESG: auge e queda de uma siglaHamilton dos Santos Nova desordem mundialPablo Assolini ESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!Carlos Parente Cuidado com a “comunicação reborn”!Miriam Moura SXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia