PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
14 de outubro de 2024

Morre o publicitário Washington Olivetto

Fundador da WMcCann foi um dos mais célebres profissionais da publicidade brasileira, criador de personagens icônicos
Redação Portal Aberje
Paulo Henrique Soares, Washington Olivetto, Paulo Nassar, Olinta Cardoso e Luiz Fernando Brandão, durante 1º Congresso de Comunicação Empresarial Aberje Rio, 27 de setembro de 2007 (Foto: Arquivo do Centro de Memória e Referência)
 
  • COMPARTILHAR:

Na tarde de domingo, 13 de outubro, faleceu o publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos, depois de ficar quase cinco meses internado no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, após complicações de um quadro pulmonar.

Criador de personagens e campanhas icônicas do imaginário brasileiro, como o “Garoto Bombril”, o “casal do Unibanco”, “o primeiro sutiã da Valisère”, “o BRA de Bradesco” e a “Democracia corintiana”, foi o nome mais ilustre da publicidade no País, influenciando gerações de profissionais.

Nascido em São Paulo em 1951, iniciou sua carreira na publicidade aos 18 anos como redator em uma agência, na qual conquistou o Leão de Bronze no Festival de Cannes pouco tempo depois. Após trabalhar na DPZ e formar uma parceria criativa de sucesso com Francesc Petit, fundou sua própria agência, a WGGK, que mais tarde se tornou a W/Brasil e, posteriormente, a WMcCann. Ao longo de sua carreira, Olivetto recebeu inúmeros reconhecimentos internacionais, incluindo o Clio Lifetime Achievement Award e sua inclusão no Creative Hall of Fame, do The One Club.

Olivetto foi jurado do Prêmio Aberje 1989 na categoria Campanha de Comunicação e foi entrevistado pela Revista Comunicação Empresarial, edição 44 em 2002, falando sobre sua agência e a responsabilidade socioambiental. Também participou como palestrante do 1º Congresso de Comunicação Empresarial Aberje Rio, realizado em 2007.

Washington Olivetto (Foto: Divulgação)

“Washington Olivetto deixa um legado que ultrapassa as fronteiras da publicidade. Suas criações impactaram o cotidiano da cultura e da comunicação brasileiras de uma forma revolucionária. Neste momento de sua despedida, lembro de sua palestra instigante no Congresso Aberje Rio de Janeiro, em 2007, na Firjan. Sua genialidade é imortal”, afirma Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e Professor Titular da USP.

Olivetto deixa a esposa Patrícia Viotti e três filhos, Homero, Antônia e Theo.

 

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade
  • Global Alliance lança carta de compromisso com princípios de uso responsável da IA na comunicação corporativa
  • Diretor-presidente da Aberje publica artigo n’O Globo sobre importância do terceiro setor
  • Nova série do podcast FalAção discute mensuração e impacto na comunicação corporativa
  • Comitê da Aberje recebe Erick Bretas, CEO do Estadão, para debate sobre jornalismo, tecnologia e relacionamento com marcas

ARTIGOS E COLUNAS

  • Miriam MouraSXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia
  • Paulo NassarTerceiro setor é essencial
  • Leila GasparindoFora da empresa, dentro da estratégia: por que precisamos olhar para o humano por inteiro na Comunicação Interna
  • Maria Claudia BacciComunicação com transparência: o diferencial competitivo para dizer o que importa e mostrar como se faz
  • Carina AlmeidaAudiência cativa? Nem dentro de casa

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade