Morre o espanhol Joan Costa Solà-Segalés, cientista da Comunicação
Faleceu no dia 24 de novembro, o espanhol Joan Costa Solà-Segalés, aos 96 anos. Joan Costa foi um cientista da área da Comunicação, designer e pesquisador. Autor de mais de duas dezenas de livros e centenas de artigos sobre imagem, design e comunicação, publicados em diversos países da Europa e América, foi um dos fundadores europeus da ciência da comunicação visual, na origem do seu livro pioneiro A Imagem (1971). Joan Costa contribuiu com várias inovações conceituais e metodológicas para o campo da comunicação integrada e, no seu desenvolvimento atual, para a figura do departamento de comunicação empresarial e institucional.
“Joan Costa foi um dos maiores pensadores da Comunicação. A sua obra de reconhecimento global, partiu do design do espaço e se estendeu para a reflexão sobre as dimensões da identidade, da imagem, da reputação e da marca. Joan esteve várias vezes no Brasil, a convite da Aberje, estabelecendo um vínculo forte com a nossa comunidade de comunicadores e acadêmicos. Joan Costa sempre estará presente em nossa história e memória por meio de seu grande legado intelectual e ético”, disse Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA/USP.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?