Morre o espanhol Joan Costa Solà-Segalés, cientista da Comunicação
Faleceu no dia 24 de novembro, o espanhol Joan Costa Solà-Segalés, aos 96 anos. Joan Costa foi um cientista da área da Comunicação, designer e pesquisador. Autor de mais de duas dezenas de livros e centenas de artigos sobre imagem, design e comunicação, publicados em diversos países da Europa e América, foi um dos fundadores europeus da ciência da comunicação visual, na origem do seu livro pioneiro A Imagem (1971). Joan Costa contribuiu com várias inovações conceituais e metodológicas para o campo da comunicação integrada e, no seu desenvolvimento atual, para a figura do departamento de comunicação empresarial e institucional.
“Joan Costa foi um dos maiores pensadores da Comunicação. A sua obra de reconhecimento global, partiu do design do espaço e se estendeu para a reflexão sobre as dimensões da identidade, da imagem, da reputação e da marca. Joan esteve várias vezes no Brasil, a convite da Aberje, estabelecendo um vínculo forte com a nossa comunidade de comunicadores e acadêmicos. Joan Costa sempre estará presente em nossa história e memória por meio de seu grande legado intelectual e ético”, disse Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA/USP.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais