Morre o espanhol Joan Costa Solà-Segalés, cientista da Comunicação
Faleceu no dia 24 de novembro, o espanhol Joan Costa Solà-Segalés, aos 96 anos. Joan Costa foi um cientista da área da Comunicação, designer e pesquisador. Autor de mais de duas dezenas de livros e centenas de artigos sobre imagem, design e comunicação, publicados em diversos países da Europa e América, foi um dos fundadores europeus da ciência da comunicação visual, na origem do seu livro pioneiro A Imagem (1971). Joan Costa contribuiu com várias inovações conceituais e metodológicas para o campo da comunicação integrada e, no seu desenvolvimento atual, para a figura do departamento de comunicação empresarial e institucional.
“Joan Costa foi um dos maiores pensadores da Comunicação. A sua obra de reconhecimento global, partiu do design do espaço e se estendeu para a reflexão sobre as dimensões da identidade, da imagem, da reputação e da marca. Joan esteve várias vezes no Brasil, a convite da Aberje, estabelecendo um vínculo forte com a nossa comunidade de comunicadores e acadêmicos. Joan Costa sempre estará presente em nossa história e memória por meio de seu grande legado intelectual e ético”, disse Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA/USP.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Empresas se organizam para apoiar vítimas das chuvas no RS
- Diretor executivo da Aberje participa de aula magna na ECA USP
- Aberje e Ideal apresentam report Web Summit Rio
- Diálogos que conectam: mestrado profissional para comunicadores do terceiro setor é lançado; inscrições vão até o dia 20
- Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados é destaque no podcast Meio Tempo, da FGV ECMI
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A nova era da Comunicação IntegradaPaulo Nassar Abertura do seminário “Diálogos que conectam: A Comunicação na construção do futuro”Letícia Vidica A importância da comunicação inclusiva e da filantropia estratégica na estrutura das empresasPaulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicação